UOL Esporte Futebol
 
20/01/2010 - 07h00

Silas usa exemplos de sucesso para fazer de Mário Fernandes lateral-direito

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre (RS)
  • Mário Fernandes pode ser a salvação da lateral-direita

    Mário Fernandes pode ser a salvação da lateral-direita

Não é novidade que Silas Pereira quer convencer Mário Fernandes a se tornar lateral-direito. Durante entrevista coletiva, o comandante voltou a afirmar que, para ele, o zagueiro deve mudar de função. Para mostrar o melhor caminho ao jovem, o comandante usa exemplos de sucesso no futebol mundial e, ao que tudo indica, esta conseguindo seu objetivo.

“Muitos atletas começaram em uma posição e trocaram. Quando eu cheguei ao São Paulo em 1998, o Edmílson era volante, o Belleti também, e foi colocado o Edmílson para a zaga e o Belleti para a lateral-direita. E para fechar esta questão, eu tive um companheiro no Sporting de Portugal que era o Figo. Ele era terceiro reserva de volante, depois foi para a ponta esquerda, ponta direita, e virou melhor jogador do mundo. Então, o jogador se sentindo bem, e não vendo problema a alteração é benéfica”, disse.

“Volto a dizer, se depender de mim ele abraça a lateral. Ali, ele tem condições de ser um dos melhores jogadores do Brasil. Temos carências nesta posição e o Mário tem muita qualidade”, explicou.

Sobre aprimorar aspectos técnicos, Silas Pereira não se mostrou preocupado com a adaptação do atleta em outra função. “Quanto a isso é só trabalhar a questão tática. Onde ele fecha, onde ele vai, ele já tem muita coisa de instinto, de dom. Com o pouco tempo que tem de Grêmio e a pouca idade, ele é fantástico. Tenho certeza que se seguir neste ritmo, crescerá muito”, revelou.

MAIS DE UMA DECADA DE PROBLEMA

98-09 Walmir, Alex Xavier, Patrício, Zé Carlos, Itaqui, Anderson Lima, Paulo Sérgio, Bustos e George Lucas

A direção trabalha com cautela na proteção deste jogador. Milan e Inter de Milão já sondaram o garoto de apenas 20 anos. “Agente procura não colocar muitas fichas para que o jogador não tenha muita pressão. Isto é tratado entre nós e a direção”, explicou Silas.

Passando por um processo de recondicionamento físico, Mário Fernandes deve estrear em jogos oficiais somente no Gre-Nal, em Erechim no final deste mês.

A lateral-direita é uma carência do Grêmio há muitos anos. Desde a passagem de Arce pela função, até 1997, a lacuna está vaga. Paulo Sérgio, Patrício, Luis Felipe, Itaqui, Bustos, entre outros jogadores, não agradaram o torcedor e foram descartados.

“Formar um lateral e uma raridade no futebol de hoje. Os problemas que o principal tem, nós também temos na base”, destaca Mauro Rocha, diretor do departamento amador. O departamento de futebol do Grêmio não conseguiu reforçar o time nesta função. Depois de tentar inúmeros atletas, Joílson foi reintegrado ao time principal.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host