UOL Esporte Futebol
 
18/02/2010 - 19h09

CAS rejeita apelo urgente de Togo, mas dá sequência à análise de recurso

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A CAS (Corte Arbitral do Esporte) rejeitou nesta quinta-feira o pedido de urgência da Federação Togolesa de Futebol para analisar seu recurso contra a punição imposta no início deste mês pela Confederação Africana de Futebol.

Os togoleses, que apelaram à CAS no último dia 14 contra uma suspensão de dois anos, pediram que a entidade analisasse seu recurso com urgência, ainda nesta semana, já que o sorteio para as eliminatórias da Copa Africana de Nações de 2012, a ser realizada em Gabão e Guiné Equatorial, acontecerá no próximo sábado, dia 20 de fevereiro.

A Corte, no entanto, recusou o pedido emergencial dos togoleses, justificando que não há motivo para pressa na análise de recurso. Em comunicado oficial, a entidade explicou que a não-participação de Togo no sorteio do dia 20 de fevereiro de 2010 não impedirá que a equipe participe da competição caso seu recurso seja aceito mais tarde. Até porque as eliminatórias só começarão em setembro deste ano.

A CAS acrescentou ainda que, apesar de recusar o pedido emergencial da Federação de Togo, continuará analisando o recurso da entidade. “Um painel de três árbitros será constituído nos próximos dias, e um depoimento será feito na primavera de 2010 [isto é, no outono brasileiro, ou seja, nos próximos meses]”, afirmou a Corte, lembrando que, caso o apelo de Togo seja aceito, um novo sorteio para as eliminatórias da Copa Africana de 2012 deverá ser realizado.

A Confederação Africana suspendeu a Federação de Togo das próximas duas Copas Africanas, em 2012 e 2014, em virtude do abandono dos togoleses na edição 2010 do campeonato, em janeiro. A seleção, liderada pelo atacante Adebayor, deixou o evento após ter seu ônibus metralhado na véspera da competição. Embora a delegação tivesse optado por permanecer em Angola para a Copa, seu governo obrigou a desistência da equipe, violando as regras da Fifa sobre ingerência política nas federações de futebol.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host