UOL Esporte Futebol
 
18/02/2010 - 17h55

Del Piero e Amauri comandam vitória da Juve na Liga Europa; Fenerbahce perde

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Duas lindas jogadas de Del Piero e dois gols do brasileiro Amauri. Ambos comandaram a Juventus na vitória de virada por 2 a 1 sobre o Ajax, na Arena Amsterdam, pelo jogo de ida da primeira fase de mata-mata da Liga da Europa. Também nesta quinta-feira, o Fenerbahce perdeu fora de casa por 2 a 1 para o Lille, atual terceiro colocado do Campeonato Francês. O único gol do time turco foi marcado pelo brasileiro Wederson, em um lindo chute de longa distância.

Mesmo sem participar dos dois gols, o brasileiro Diego acumulou mais uma boa participação com a camisa da Juventus, enquanto Felipe Melo teve uma atuação discreta, mas não comprometeu. Pela Liga Europa, as duas equipes buscam uma sorte melhor em relação às ligas disputadas em seus países. Enquanto o Ajax está a nove pontos do líder PSV, a Juventus está a 16 da Inter de Milão.

Apesar de não estarem na melhor fase em suas ligas nacionais, Ajax e Juventus fizeram mais um duelo de considerável história no futebol mundial. As duas equipes foram responsáveis pelas decisões de 1973 e 1996 da Liga dos Campeões, principal competição europeia. Na primeira ocasião, os holandeses levaram a melhor, enquanto os italianos ficaram com o “caneco” na década de 90.

Comandados pelo uruguaio Suárez e pelo holandês De Jong, o Ajax tomou conta do jogo no início, chegando a ter mais de 70% da posse de bola nos primeiros quinze minutos de jogo. Tamanha a pressão, o gol não demorou a sair. Em contra-ataque iniciado pelo próprio Suárez, o atacante Sulejmani avançou pela esquerda, invadiu a área e bateu na saída do goleiro, abrindo o placar.

O gol foi suficiente para a equipe da Juventus acordar, especialmente o brasileiro Diego e o italiano Del Piero, responsáveis pelas principais ações ofensivas do time italiano. E foi o camisa 10 quem começou toda jogada do gol de empate da Juv ao dar um passe de calcanhar para De Ceglie. O lateral cruzou na cabeça de Amauri, que não desperdiçou e deixou tudo igual.

Antes disso, o goleiro Buffon salvou a Juventus de levar o segundo gol, ao defender um chute de Suárez cara a cara com o atacante. Na segunda etapa, o Ajax voltou melhor, mas eram os italianos quem mais ofereciam perigo. E em uma jogada pela esquerda, Del Piero voltou a brilhar, assim como o atacante Amauri. O italiano cruzou para o brasileiro, que ganhou a disputa no alto com o zagueiro e de cabeça virou a partida.

Em seguida, não houve outra alternativa na partida a não ser pressão total do Ajax, que aos 34min acertou a trave do goleiro Buffon em uma pancada de De Jong. Restando dez minutos para o final do jogo, o francês Trezeguet retornou ao time após seis meses longe dos gramados em função de uma lesão no joelho. O atacante substituiu o meia Diego, que já estava com cartão amarelo.

No estádio Lille Métropole, apenas cinco minutos de jogo foram suficientes para dois gols, um de cada lado. Primeiro, Balmont abriu o placar para os donos da casa. Mas logo em seguida, o brasileiro naturalizado turco Wederson - que substitui o agora corintiano Roberto Carlos na lateral esquerda - fez lembrar o ex-jogador do Fenerbahce e acertou um belo chute de esquerda, de fora da área.

A promessa, pelo início de jogo, era de um jogo bastante movimentado, mas não foi o que aconteceu. Durante toda a primeira etapa, foram registrados apenas cinco chutes a gol – três do Lille contra dois do Fenerbahce. Na etapa final, mais um gol nos primeiros minutos. Pierre-Alain Frau colocou o Lille novamente na frente. Mas desta vez, o Fenerbahce não respondeu imediatamente e não conseguiu chegar ao empate até o final da segunda etapa.

As partidas de volta da primeira fase de mata-mata da Liga Europa serão realizadas já na próxima semana, na quinta-feira. O Fenerbahce joga por uma vitória simples diante do Lille em Istambul, já que fez um gol fora de casa. Já a Juventus recebe o Ajax em Turim e pode até perder por 1 a 0 para avançar às oitavas de final da competição.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host