UOL Esporte Futebol
 
18/02/2010 - 20h03

'Rebaixados', Liverpool e Olympique vencem no mata-mata da Liga Europa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Eliminados na fase de grupos da Liga dos Campeões, Liverpool, Olympique de Marselha e Atlético de Madri iniciaram nesta quinta-feira suas trajetórias na fase de mata-mata da Liga Europa. Jogando em casa, o time inglês superou o Unirea por 1 a 0. Os franceses também ganharam --3 a 1 sobre o Kobenhavn. Já os madrilenos ficaram no 1 a 1 diante do Galatasaray.

Um resultado positivo era considerado como obrigação para Liverpool e Atlético de Madri, que haviam decepcionado no principal torneio entre clubes do continente. O Liverpool está distante dos primeiros colocados do Campeonato Inglês (está em quinto). Mesma situação do Atlético de Madri, que está 28 pontos atrás do Barcelona, líder do Espanhol.

Diante disso, o Liverpool pretendia diminuir a pressão sobre o elenco e principalmente sobre o técnico Rafa Benitez. Tinha pela frente o Unirea, que também foi desclassificado na Liga dos Campeões. Deu sinais de que poderia ganhar facilmente. Logo a 1min, após rápida troca de passes, Gerrard recebeu de Kuyt e bateu no ângulo do goleiro Arlaukis, que fez uma bela defesa.

No entanto, os ingleses “aceitaram” a marcação rival. Até tiveram mais posse de bola. No entanto, o time visitante foi para o intervalo com um empate sem gols. Demonstrou muita eficiência em seu sistema defensivo. A expectativa era saber como o Liverpool se comportaria na etapa final. A torcida local demonstrava impaciência a cada passe errado.

Aos 17min, por exemplo, o brasileiro Fábio Aurélio assustou o Unirea. O sufoco só acabou aos 35min, quando N´Gog completou cruzamento para o fundo das redes. Na próxima quinta-feira, o Liverpool joga por um simples empate para assegurar presença na fase oitavas-de-final.

No mesmo dia, o Atlético entrará em campo com a necessidade de vencer ou empatar por dois ou mais gols para confirmar passagem à próxima fase. Atuando em Madri, decepcionou e não foi além de um empate por 1 a 1 contra o Galatasary, do brasileiro Elano. Abriu o marcador, aos 23min do primeiro tempo, com Reyes. Apesar disso, cedeu o empate para os turcos, aos 32min da etapa final, com tento anotado por Keita.

Por outro lado, o Olympique de Marselha praticamente selou sua classificação. Mesmo fora de casa, superou o Kobenhavn por 3 a 1. No jogo de volta, pode perder por até um gol de diferença. O brasileiro Luiz Adriano fez o gol do Shakhtar Donetsk no revés para o Fulham por 2 a 1. Outros jogos: Athletic de Bilbao 1 x 1 Anderlecht; Hamburgo 1 x 0 PSV; Hertha 1 x 1 Benfica.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host