UOL Esporte Futebol
 
20/02/2010 - 12h02

Sem Togo, CAF define grupos das eliminatórias da Copa Africana-2012

Das agências internacionais
Em Lubumbashi (Rep. Dem. do Congo)

Neste sábado, foram definidos os grupos das eliminatórias da Copa Africana de Nações-2012. O sorteio, realizado em Lubumbashi, na República Democrática do Congo, não contou com Togo. Maior campeão do torneio, com sete títulos, o Egito está na mesma chave da África do Sul.

ELIMINATÓRIAS DA COPA AFRICANA-2012

Grupo 1 Mali, Cabo Verde, Zimbábue, Libéria
Grupo 2 Nigéria, Guiné, Etiópia, Madagascar
Grupo 3 Zâmbia, Moçambique, Líbia, Comores
Grupo 4 Argélia, Marrocos, Tanzânia, Rep. Centro-Africana
Grupo 5 Camarões, Senegal, Rep. Dem. do Congo, Ilhas Maurício
Grupo 6 Burkina Fasso, Gâmbia, Namíbia, Mauritânia
Grupo 7 Egito, África do Sul, Níger, Serra Leoa
Grupo 8 Costa do Marfim, Benin, Ruanda, Burundi
Grupo 9 Gana, Congo, Sudão, Suazilândia
Grupo 10 Angola, Uganda, Quênia, Guiné-Bissau
Grupo 11 Tunísia, Maláui, Chade, Botsuana

A Confederação Africana (CAF) suspendeu a seleção togolesa das duas próximas edições do torneio continental. A equipe não disputou a competição em 2010 após ser vítima de um atentado em Angola, sede da CAN-2010.

Em 8 de janeiro, a delegação togolesa se deslocava de ônibus pela região de Cabinda quando o veículo foi atacado por membros da Flec (Frente de Libertação do Estado de Cabinda). O grupo rebelde metralhou o veículo por cerca de meia hora.

Três pessoas morreram no ataque: o treinador assistente da seleção do Togo, Abalo Amelete, o chefe de imprensa, Stan Ocloo, e o motorista do ônibus. O goleiro reserva Kodjovi Kadja Obilalé foi ferido gravemente e levado para a África do Sul, onde passou por uma cirurgia.

Os jogadores de Togo cogitaram a possibilidade de desistir da CAN-2010, mas decidiram participar do torneio. No entanto, o governo togolês exigiu o retorno dos atletas ao país.

Togo apelou à Corte Arbitral do Esporte (CAS) para que a equipe fosse incluída no sorteio das eliminatórias da CAN-2012, mas o recurso foi negado.

Nas eliminatórias, o Egito, atual tricampeão do torneio, caiu no mesmo grupo da África do Sul, que não se classificou para a CAN-2010. Já a Costa do Marfim, rival do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo, disputará uma vaga na competição continental com Benin, Ruanda e Burundi.

Os onze primeiros colocados de cada chave, além dos três melhores segundos lugares, classificam-se para a CAN-2012. O torneio será realizado em conjunto por Guiné Equatorial e Gabão.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host