UOL Esporte Futebol
 
19/03/2010 - 13h58

Fifa cancela suspensão do Iraque de competições internacionais

Das agências internacionais
Em Zurique (Suíça)

A Fifa cancelou a proibição do Iraque de participar das competições internacionais de futebol. O presidente da entidade, Joseph Blatter, disse nesta sexta-feira que o Iraque é bem vindo de volta porque o comitê olímpico do país reverteu a decisão de dissolver a diretoria da Associação Iraquiana de Futebol (AIF).

Blatter disse que a Fifa trabalhou junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) antes de cancelar a suspensão. As autoridades do futebol iraquiano terão de apresentar os novos estatutos até 31 de maio e realizar uma assembléia geral dois meses depois.

A Fifa suspendeu o Iraque em novembro de 2009 por causa das constantes interferências políticas no futebol. As regras da entidade exigem independência total das federações nacionais. 

"Estamos satisfeitos com as garantias apresentadas pelo Iraque. Existe futebol no país, principalmente na região norte. Eles têm um planejamento para o futebol que temos confiança que será cumprido", afirmou Blatter.

A suspensão do ano passado foi a segunda do Iraque em 18 meses. O banimento veio apenas quatro meses depois que o Iraque recebeu sua primeira partida internacional em casa desde a invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host