UOL Esporte Futebol
 
06/05/2010 - 06h57

'Intruso', Coritiba ameaça duelo entre nordestinos e paulistas na Série B

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
  • Após Estadual, Coritiba quer bater 'sensações de 2010' Santo André e Sport e conquistar a Série B

    Após Estadual, Coritiba quer bater 'sensações de 2010' Santo André e Sport e conquistar a Série B

O título estadual credencia o Coritiba ao posto de favorito na Série B do Brasileiro, que começa nesta sexta-feira. A boa fase do time comandado por Ney Franco apaga até mesmo as condições adversas do time paranaense, que foi punido pelo STJD com a perda de dez mandos e terá que trocar o Couto Pereira pela Arena Joinville, em Santa Catarina. Em maioria na segunda divisão nacional, os times nordestinos e os de São Paulo, que totalizam 12 na disputa, já sofrem com a ameaça do ‘intruso’.

O embate entre os maiores blocos da Série B é protagonizado por duas equipes que tiveram grande destaque nos primeiros quatro meses de temporada do futebol brasileiro. O Santo André foi vice-campeão paulista após duelo equilibrado com um dos times mais badalados do país, o Santos. O Sport, rebaixado para a segunda divisão em 2009, mas campeão pernambucano nesta temporada é outro forte candidato à promoção.

O Coritiba aparece como favorito, em meio ao duelo particular entre nordestinos e paulistas. O técnico Ney Franco não foge da responsabilidade. “O Coritiba está entre as equipes com potencial para subir, mas é um potencial que tem que ser trabalhado e desenvolvido. Agora, se mantivermos essa união de grupo que temos até o momento será uma equipe candidata ao título. Temos que bater no peito e assumir isso”, diz o treinador.

Pelo regulamento, os quatro primeiros colocados se classificam para a Série A. Ney Franco revela que a meta do Coritiba, que faz a sua estreia justamente contra o Náutico, é brigar sempre pelas primeiras colocações. “O nosso objetivo dentro do Campeonato Brasileiro é esse, sempre trabalhar entre os quatro primeiros. Acho que temos elenco e trabalho para realizar isso”, comenta.

A campanha do Santo André no Paulistão chamou atenção. Após a queda em 2009, a equipe andreense renovou o elenco e mostrou muito no início da temporada. Resta saber se manterá o ritmo para ‘peitar’ o Coritiba na competição nacional, assim como fez contra o Santos. O desmanche é quase inevitável. Rodriguinho foi para o Fluminense. Bruno César assinou com o Corinthians, e Nunes é sondado pelo Vasco. O volante Gil e o meia Branquinho interessam ao Santos. Para amenizar as prováveis baixas, o Santo André já apresentou cinco novos jogadores.

Outro destaque do bloco nordestino, o Náutico fez boa campanha no Pernambucano, apesar de ter falhado no fim para o rival e ficado apenas com o vice. A situação é ruim para o Bahia, que perdeu o título para o Vitória e amarga jejum de nove anos sem títulos. O técnico Renato Gaúcho manteve o cargo, mas já vê seu trabalho contestado em Salvador.

O Ipatinga, time que deu trabalho aos grandes no Mineiro, é mais um candidato que pode trazer problemas ao eixo Nordeste-São Paulo. Após bater o Cruzeiro na semifinal e perder o duelo decisivo para o Atlético-MG, a equipe do Vale do Aço quer manter o bom momento na segunda divisão. A aposta é em Alessandro.

O atacante foi artilheiro da Série B em 2007, com 25 gols, e é o dono do recorde de gols desde que o torneio começou a ser disputado em pontos corridos. A diretoria do Ipatinga reforçou o time com dois reforços após o Mineiro. “Com a chegada de novos reforços, nosso time fica ainda mais forte e capaz de lutar por uma vaga entre os quatro. Estamos confiantes em uma boa competição”, comenta Alessandro.

* Com colaboração de Redação Curitiba e Redação Minas Gerais

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host