UOL Esporte Futebol
 
27/05/2010 - 08h25

Uefa anuncia na sexta-feira o país que vai sediar a Eurocopa em 2016

Das agências internacionais
Em Paris (França)*

O comitê executivo da Uefa vai anunciar nesta sexta-feira qual será o país organizador da Eurocopa 2016, competição em que Turquia, Itália e França disputam a sede. A edição de 2016 terá pela primeira vez na fase final 24 seleções, oito a mais que as atuais 16.

O presidente da Uefa, Michel Platini, vai anunciar o nome do país escolhido em Genebra às 13h locais (8h de Brasília) depois de 13 dos 16 membros do comitê executivo anunciarem seus votos. Não participam da votação o presidente Platini, por ser francês, o vice-presidente, o turco Senes Erzik, e o italiano Giancarlo Abete.

O presidente da Federação Espanhola de Futebol, Ángel María Villar, terceiro vice-presidente da Uefa, participará da deliberação e da votação após a apresentação de 30 minutos a que terá direito cada país candidato. De acordo com o sorteio, a primeira apresentação será da candidatura turca, a segunda da italiana e a terceira da francesa.

A votação será presidida pelo segundo vice-presidente da Uefa, o inglês Geoffrey Thompson. Antes da votação, o Comitê Executivo celebra nesta quinta-feira a sua primeira sessão na sede de Nice, onde será feita a provação do regulamento do Jogo Limpo Financeiro e as licenças dos clubes, com o objetivo de regular a estabilidade financeira das equipes.

O presidente francês Nicolas Sarkozy e o ex-jogador Zinedine Zidane, campeão mundial em 1998 e da Eurocopa em 2000 pela seleção francesa, confirmaram presença em Genebra para defenderem a candidatura do país. A França é vista como favorita para receber o evento após a Uefa ter parabenizado o país pela criação do "muito bom termo de legado" em sua candidatura. Os franceses foram organizadores na edição de 1984.

*Atualizado às 11h21

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host