UOL Esporte Futebol
 
10/06/2010 - 09h28

Para contratar Éder Luís, Grêmio aposta em tradição de recuperar jogadores

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre
  • Diego Souza estava desvalorizado no Benfica e cresceu vindo para o Grêmio emprestado, em 2006

    Diego Souza estava desvalorizado no Benfica e cresceu vindo para o Grêmio emprestado, em 2006

A contratação de Éder Luís segue sendo prioridade no Grêmio. Porém, a dificuldade em fechar negócio com o Benfica já fizeram o clube de Porto Alegre mudar o foco e traçar um plano "B", que seria Mauro Formica, do Newell's Old Boys, da Argentina. Porém, o argumento final do Grêmio para os portugueses é a capacidade de recuperar atletas para valorização no mercado. Assim, o clube cita 2 exemplos em que pegou jogadores no ostracismo e colocou novamente em patamar de destaque.

O primeiro caso ocorreu em uma negociação exatamente com o Benfica. Em 2006, Diego Souza seria dispensado e estava completamente fora dos planos em Portugal. Emprestado ao Grêmio, o jogador voltou a se destacar e acabou negociado com a Traffic por €4 milhões.

Outro caso semelhante é o do meia Roger. Depois de passar por vários clubes sem conseguir se firmar, muitos acreditavam que a carreira do jogador tinha acabado. Excluído no Coritnhians após uma série de lesões, Roger veio para o Grêmio por uma aposta do time tricolor, praticamente de graça.

Recuperado, Roger ganhou destaque na temporada 2008, voltou a jogar bem e se valorizou. O problema é que seus direitos estavam fixados em um valor muito baixo. Assim, os árabes pagaram, o Corinthians negociou e o Grêmio ficou de mãos abanando mesmo com o contraTo dele ainda pela metade.

Com estes exemplos, o objetivo gremista é persuadir o Benfica a liberar Éder o mais rápido e barato possível. O jogador de 25 anos não está jogando e, com isso, perde valor de mercado no time de Lisboa. Em Porto Alegre seria utilizado regularmente e poderia acarretar lucros em uma venda futura.

Outra situação que pode facilitar a aquisição de Éder Luís é uma possível contratação de Diego Tardelli pelo Benfica. Com mais 1 atacante no elenco, o técnico Jorge Jesus não pensaria duas vezes em liberar o jogador. Por Tardelli há uma briga portuguesa, já que o Porto também está interessado, segundo o jornal Record, de Lisboa.

O GRÊMIO NO TWITTER

O Grêmio já descartou Cláudio Pitbull e Ezequiel Miralles, até o momento. Agora, analisa Mauro Formica, para caso não consiga contar com Éder Luís. A direção gremista definiu que somente 2 jogadores serão contratados para o segundo semestre. Uendel, lateral-esquerdo, já foi apresentado, mas ainda não estreou.

O grupo de jogadores do Grêmio se reapresenta no dia 16 e inicia o processo de avaliação e intertemporada. Neste período de recesso para Copa do Mundo estão marcados amistosos contra Nacional-URU e Juventude, além de um torneio envolvendo Coritiba, Avaí e Vasco.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host