UOL Esporte Futebol
 
16/06/2010 - 07h14

Livro conta fim do jejum de 21 anos do título estadual do Botafogo

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro

O número 21 já representou um largo jejum de anos sem títulos para o Botafogo. A fila acabou em 1989, após a conquista do título estadual diante do Flamengo, e nada mais justo que, 21 anos depois do fim da escrita, relatar a história daquele Campeonato Estadual, vencido de maneira invicta.

FICHA DE BOTAFOGO 1 x 0 FLA DE 1989

BOTAFOGO: Ricardo Cruz; Josimar, Wilson Gottardo, Mauro Galvão e Marquinhos; Carlos Alberto Santos, Luisinho e Vítor; Maurício, Paulinho Criciúma e Gustavo (Mazolinha). Técnico: Valdir Espinosa.
FLAMENGO: Zé Carlos; Jorginho, Aldair, Zé Carlos II e Leonardo; Aílton, Renato e Zico (Marquinhos); Alcindo (Sérgio Araújo), Bebeto e Zinho. Técnico: Telê Santana.
ÁRBITRO: Válter Senra
PÚBLICO: 56.412 pagantes
LOCAL: Maracanã

Por isso, o livro “21 depois de 21”, da editora Livrosdefutebol.com, será lançado justamente na data da fatídica conquista, dia 21 de junho, e narra acontecimentos da ocasião.

O livro, assinado pelos jornalistas Rafael Case e Paulo Marcelo Sampaio, reúne uma grande quantidade de fotos e reportagens sobre a memorável noite. Ele conta também com uma larga pesquisa em arquivos de imprensa, além de depoimentos de milhares de torcedores e textos de profissionais, dentre eles, Armando Nogueira e Juca Kfouri.

Outro detalhe da obra foi a idéia dos escritores de recolher 2.121 nomes de torcedores (21 depois de 21), todos cadastrados pela internet, e formar um anexo especial para rechear o livro. Eles ainda selecionaram 89 histórias de botafoguense que estavam naquele dia no Maracanã.

Com a edição de César Oliveira, o livro não é a primeira criação literária dos autores sobe o clube de General Severiano. Rafael Case é autor de “Cem Anos Gloriosos” e “O artilheiro que não sorria” e Paulo Marcelo Sampaio escreveu “Os dez mais do Botafogo”.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host