UOL Esporte Futebol
 
05/07/2010 - 07h08

Com todos os titulares à disposição, Gomes deve testar opções

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Técnico Ricardo Gomes brinca com bola em treino do São Paulo

    Técnico Ricardo Gomes brinca com bola em treino do São Paulo

A partir desta segunda-feira à tarde, quando o elenco do São Paulo se reapresenta no CT da Barra Funda após mais um domingo de descanso, Ricardo Gomes deverá ter pela primeira vez todos os seus titulares à disposição nesta intertemporada. Isso porque Rodrigo Souto e Miranda foram liberados pelo departamento médico no final de semana.

Tanto o volante quanto o zagueiro vinham fazendo fortalecimento muscular na panturrilha direita. Rodrigo Souto vinha com lesão no local desde antes de chegar ao São Paulo no início do ano, foi desfalque por este motivo algumas vezes no decorrer do primeiro semestre, e vinha em tratamento desde o começo desta pausa para a Copa do Mundo. Já Miranda lesionou a panturrilha contra o Inter, na terceira rodada do Brasileiro, e deste então realizava fisioterapia.

Com a volta da dupla, Ricardo Gomes passa a ter todos os seus titulares à disposição para realizar treinos táticos visando adaptar a equipe à saída de Cicinho e à entrada de Jean na ala direita do time tricolor. Por causa das lesões, o treinador já não pôde aproveitar o jogo-treino contra o São Bernardo para observar a nova formação, pois não tinha um reserva que fizesse a mesma função de Rodrigo Souto.

Com Miranda e Rodrigo Souto liberados, o treinador deve aproveitar os nove dias restantes até a volta do Campeonato Brasileiro para testar também opções à equipe titular. Na lateral-direita, Cicinho era titular antes da parada, com Wellington na reserva. Sem os dois (o jovem operou o joelho e ficará mais seis meses parado), Jean assume a titularidade,as Ádrian González, outro jogador da posição, não agrada e pode sair. Não há, no elenco, outro atleta que atue por aquele setor do campo.

Na zaga, Miranda e Alex Silva são titulares absolutos e atualmente formam o trio de zaga com Richarlyson. Xandão é o reserva imediato e Samuel, que atuou bem contra o São Bernardo pelo time reserva enquanto Renato Silva está no Reffis, deve ganhar espaço. Com Jean pela direita, Ricardo Gomes reforça o setor defensivo e pode abrir mão do terceiro zagueiro, adiantando o camisa 20 ou substituindo-o por um meia-ofensivo. As duas opções deverão ser testadas pelo técnico até o jogo contra o Avaí, no dia 14.

Outro setor em que Ricardo Gomes deverá testar opções é a cabeça de área. Rodrigo Souto é titular absoluto, mas não tem reserva. Carlinhos Paraíba poderia fazer esta função, mas ainda não convenceu no clube. A única opção ainda é adiantar Richarlyson, modificando toda a formação defensiva. Nas demais posições do meio-campo, Cleber Santana, Jorge Wagner e Marcelinho Paraíba seguem brigando por espaço.

O ataque também deverá mexer com a cabeça de Ricardo Gomes pelos próximos dias. Dagoberto e Fernandão são titulares absolutos e intocáveis, e Fernandinho o reserva de primeira necessidade. Porém, Washington, que deveria ser negociado, resolveu ficar. A dúvida é se vale a pena deixá-lo como eventual substituto de Fernandão. Resposta que o treinador quer encontrar o quanto antes.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host