UOL Esporte Futebol
 
26/07/2010 - 19h00

"Mais maduro" na 2ª chance, Henrique veta volta ao Brasil e renova com Racing

Luiza Oliveira
Em São Paulo
  • Após boa temporada no Racing Santander, Henrique é lembrado pela segunda vez na seleção

    Após boa temporada no Racing Santander, Henrique é lembrado pela segunda vez na seleção

Henrique é uma das surpresas da lista dos convocados por Mano Menezes. Após ser chamado por Dunga em 2008, o zagueiro se considera mais maduro para aproveitar a chance e criar identificação com a torcida brasileira. Mas, apesar de ser assediado por grandes clubes como Corinthians, Palmeiras e Santos, ele descartou uma volta ao país neste momento.

Henrique não nega o desejo de um dia ser repatriado, mas revelou à reportagem do UOL Esporte que renovou o contrato de empréstimo com o Racing Santander por mais um ano no último domingo. O jogador tem vínculo com o Barcelona, clube que detém seus direitos econômicos, ainda por mais três anos.

“Eu tinha vontade de voltar e sinto saudades do futebol brasileiro. Mas para mim é muito difícil, me adaptei bem lá fora. Estou feliz, as coisas foram acontecendo de forma rápida. Já fechei com o Racing. Mas as propostas me deixaram mais empolgado, me dão mais ânimo para jogar”, disse.

Apesar de sua convocação ser considerada inesperada, Henrique já vestiu a camisa da seleção brasileira em 2008 em um amistoso contra a Suécia, quando ainda defendia o Palmeiras e tinha 20 anos. O jogo foi organizado em comemoração aos 50 anos da primeira Copa do Mundo vencida pelo Brasil.

Dois anos depois, ele vê sua evolução em campo com uma boa temporada no Racing Santander, da Espanha, após sua passagem por empréstimo ao Bayer Leverkusen. ““Na primeira vez não estava preparado, não era muito experiente, era muito novo. Hoje me vejo com mais confiança para segurar a vaga. Nenhuma oportunidade pode ser desperdiçada”

Nesta segunda-feira, Henrique foi avisado pelo empresário de que haveria a convocação e ficou sabendo ao assistir à televisão junto com sua esposa e a filha. “Estava esperando, sofrendo de ansiedade. Até que ouvi meu nome. Foi uma enorme alegria. É um sonho, a seleção é uma das principais vitrines para o mundo. Quero mostrar meu futebol e ser lembrado pelos torcedores no Brasil.”
 

A 1ª CONVOCAÇÃO DE MANO MENEZES NA SELEÇÃO BRASILEIRA

GOLEIROS
Víctor (Grêmio)
Jefferson (Botafogo)
Renan (Avaí)

LATERAIS
Marcelo (Real Madrid-ESP)
André Santos (Fernerbahce-TUR)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Rafael (Manchester United-ING)

ZAGUEIROS
David Luiz (Benfica-POR)
Henrique (Racing-ESP)
Rever (Atlético-MG)
Thiago Silva (Milan-ITA)
VOLANTES
Sandro (Internacional)
Hernanes (São Paulo)
Jucilei (Corinthians)
Lucas (Liverpool-ING)
Ramires (Benfica-POR)
MEIAS
Ederson (Lyon)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Carlos Eduardo (Hoffenhein)
 
ATACANTES
Alexandre Pato (Milan-ITA)
André (Santos)
Tardeli (Atlético-MG)
Robinho (Santos)
Neymar (Santos)

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host