UOL Esporte Futebol
 
10/08/2010 - 07h00

Interesses da televisão fazem amistoso do Brasil ocorrer em horário incomum

Thales Calipo
Em Nova Jersey (Estados Unidos)

Assim como acontece no Brasil, a televisão tem uma grande influência sobre as transmissões esportivas, já que são elas, as TVs, responsáveis por boa parte do faturamento das modalidades. Por conta desta pressão, o amistoso entre Brasil e Estados Unidos, que acontece nesta terça-feira, começará às 20h11 (21h11 de Brasília), horário incomum, por exemplo, para o torcedor brasileiro, acostumado com horários “redondos”.

O horário do jogo foi definido pelos responsáveis pelos canais ESPN 2 e Univision, detentores dos direitos de transmissão para os Estados Unidos, segundo funcionários da US Soccer, a federação de futebol norte-americana. O motivo é que as TVs precisam adequar o jogo às suas grades de exibição e, com este “atraso”, poderão cumprir com todos os seus compromissos programados.

Apesar de causar estranheza, a realização de eventos esportivos em horários “quebrados” chega a ser uma tradição. Jogos de beisebol, por exemplo, ao invés de começar às 19h, têm início às 19h05, 19h07 ou mesmo 19h10. Essa tendência se repete no futebol americano, hóquei e até mesmo na MLS, a liga de “soccer” dos Estados Unidos.

Se nos Estados Unidos o jogo será exibido por duas emissoras, no Brasil a estreia de Mano Menezes à frente da seleção brasileira ficará confinada à TV fechada. A Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão, preferiu não alterar sua grade e manteve a exibição da novela "Passione" após a exibição do "Jornal Nacional" (no horário da partida). Com isso, apenas o canal Sportv exibirá o confronto.

Mesmo assim, os brasileiros quase tiveram a oportunidade de acompanhar o primeiro jogo da seleção brasileira após a Copa do Mundo na TV aberta, já que a Band fez uma proposta à Globo para a compra dos direitos do amistoso, mas o pedido foi negado, já que a emissora líder do Ibope temeu perder pontos na audiência em um confronto direto entre sua principal novela e a partida da seleção.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host