UOL Esporte Futebol
 
23/08/2010 - 14h00

Morre ex-zagueiro do Palmeiras Valdemar Carabina aos 78 anos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Primeiro da fila, Valdemar Carabina posa ao lado do goleiro Valdir Joaquim de Morais em foto de 1962

    Primeiro da fila, Valdemar Carabina posa ao lado do goleiro Valdir Joaquim de Morais em foto de 1962

O Palmeiras perdeu um de seus grandes ídolos na noite do último domingo. O ex-zagueiro Valdemar Carabina faleceu aos 78 anos no Hospital São Raphael, em Salvador, após passar os últimos cinco anos lutando contra o Mal de Alzheimer.

Considerado um dos maiores defensores da história do clube alviverde, Carabina está na lista dos atletas que mais atuaram pelo time. Com 584 partidas, o ex-zagueiro só é superado por outros quatro jogadores: Ademir da Guia (901 jogos), Emerson Leão (617), Dudu (609) e Waldemar Fiúme (601).

Revelado pelo Palmeiras na década de 50 (antes disso chegou a defender o Ypiranga), Carabina ficou famoso pelos duelos que travava com Pelé. Durante o período em que defendeu o time do Palestra Itália, ele conquistou três Campeonatos Paulistas (1959, 1963 e 1966), além da Taça Brasil de 1960 e do Torneio Rio-São Paulo de 1965.

Conhecido pelo vigor físico, o ex-defensor marcou apenas nove gols pelo clube alviverde. Apesar disso, ganhou seu apelido justamente por um deles. Depois de anotar um gol de fora da área no Pacaembu, recebeu o apelido de Carabina devido à força do chute.

Além do Palmeiras, ele chegou a defender a seleção brasileira em duas ocasiões. Em 1987, ele também assumiu o comando da equipe alviverde, mas foi substituído por Rubens Minélli.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host