UOL Esporte Futebol
 
24/08/2010 - 14h46

Ricardo Teixeira assina protocolo para criação de curso de gestão esportiva

Bernardo Feital
No Rio de Janeiro
  • A CBF fez um gol, disse o presidente Ricardo Teixeira durante evento no Rio de Janeiro

    A CBF fez um gol, disse o presidente Ricardo Teixeira durante evento no Rio de Janeiro

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, compareceu à Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, para assinar um protocolo de intenções entre a Confederação Brasileira de Futebol, o CIES (Centre International D’Etude Du Sport) e a própria universidade, visando criar um conjunto de programas de capacitação para o fortalecimento dos recursos humanos gerenciais do futebol brasileiro.

Com a criação deste curso de gestão esportiva, a universidade carioca terá o papel de administrar aulas que capacitarão profissionais para a gerência de grandes eventos esportivos, como a Copa de 2014, sempre sob a tutela do CIES e da Fifa. A ideia é agregar módulos para todas as cidades sedes da competição mundial.

O presidente da CBF discursou sobre a necessidade de profissionalização de pessoas para o desempenho destas funções. “Este curso de gestão de esporte se equivale ao FIFA Master (curso de gerência esportiva vinculados ao CIES e à Fifa) e é muito importante para a realização de um grande evento, como será a Copa do Mundo de 2014”, salientou.

No evento, também estiveram presentes o presidente da Fundação Getúlio Vargas, Carlos Ivan Simonsen Leal, e o presidente da CIES, Bertrand Reeb. O mandatário do instituto internacional explicou a iniciativa.

“No começo, no final dos 90, começamos a tentar organizar estes cursos na Suiça. Contudo, vimos que o enfoque ficava sobre o futebol europeu. Por isso, decidimos buscar universidades nos próprios países, para que possamos ter uma visão interna do esporte”, afirmou.

Além da Fundação Getúlio Vargas, instituições como a Universidad Católica Argentina, a Universidad Rey Juan Carlos, na Espanha, e a Universidad Metropolitana, na Venezuela, já contam com projetos parecidos.

A previsão inicial para o início dos cursos é de março de 2011. A duração de cada módulo pode variar, pois existem projetos tanto de curta quanto de média duração. O primeiro assunto a ser tratado será a gestão de eventos esportivos, com enfoque no futebol. O presidente da Fundação Getúlio Vargas comemorou a assinatura do acordo.

“A CBF fez um gol mediando este acordo. Não existia ainda nada parecido no Brasil e podemos nos fortalecer muito para a realização dos eventos esportivos. Com muita felicidade assino este documento”, encerrou.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host