UOL Esporte Futebol
 
25/08/2010 - 07h00

Cadastro de torcedores organizados adiantará base de dados do novo RG

Gustavo Franceschini
Em São Paulo
  • A pasta liderada por Orlando Silva Jr. quer adquirir kits biométricos que auxiliarão no credenciamento

    A pasta liderada por Orlando Silva Jr. quer adquirir kits biométricos que auxiliarão no credenciamento

O cadastro dos torcedores organizados, previsto no Estatuto do Torcedor, vai adiantar a base de dados do Registro de Identificação Civil (RIC), o novo Registro Geral (RG). Com mais informações que o modelo atual, o documento unificará todos os registros existentes, e será automático para aqueles que se cadastrarem no sistema do Ministério do Esporte.

O processo está perto de se iniciar. A pasta comandada por Orlando Silva Jr. pretende adquirir kits biométricos que auxiliarão no credenciamento, muito provavelmente começará em Curitiba e São Paulo. Os políticos, no entanto, ainda estudam se é mais fácil comprar os aparelhos ou reaproveitar aqueles usados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na atual eleição.

Os cadastrados pelo Ministério do Esporte receberão uma carteirinha própria. Posteriormente, quando todos os cidadãos comuns tiverem de refazer seus registros, os torcedores receberão automaticamente o RIC.

A adequação é possível graças a uma parceria do Esporte com o Ministério da Justiça. A ideia é que todos os bancos de dados criados daqui em diante sigam um padrão, para evitar um trabalho maior posteriormente.

Não há, no entanto, como garantir um cronograma para todos esses processos. O início do cadastramento ainda está sob avaliação, e mesmo a implantação do RIC não tem uma data exata. O Ministério do Esporte espera começar em outubro, e escolheu duas cidades que já fizeram levantamentos semelhantes com torcedores em um passado recente.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host