UOL Esporte Futebol
 
22/12/2010 - 12h41

É impossível que homologuemos o título do Flamengo, diz Ricardo Teixeira

Bernardo Feital
No Rio de Janeiro
  • O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, afirmou que não é possível homologar o hexacampeonato do Fla

    O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, afirmou que não é possível homologar o hexacampeonato do Fla

A Confederação Brasileira de Futebol anunciou que está impossibilitada de reconhecer o Flamengo como hexacampeão brasileiro de futebol. O presidente da entidade máxima do futebol brasileiro, Ricardo Teixeira, confirmou que o clube da Gávea não é o legítimo campeão da Copa União de 1987 e vencedor da chamada ‘Taça das Bolinhas’.

“É impossível que homologuemos o título brasileiro do Flamengo. O jurídico fez um levantamento e houve uma decisão do Superior Tribunal de Justiça em que a CBF é obrigada a cumprir sob pena de até ter prisão em caso de desobediência”, disse.

O presidente da CBF afirmou que, caso o Flamengo se acha no direito de pleitear o campeonato de 1987, competição em que o Sport é apontado como o campeão pela entidade máxima do futebol nacional, precisa recorrer à Justiça comum.

FLA CONVOCA REUNIÃO

Divulgação/Caixa Econômica Federal
O torcedor do Flamengo irá tomar conhecimento ainda nesta quarta-feira sobre o que a diretoria do clube pretende fazer para que o título brasileiro de 1987 seja oficialmente reconhecido. O conselho diretor terá reunião no final da tarde para tomar a decisão.

“Se o Flamengo acha que tem o direito de lutar por esse título, o clube deve tentar um recurso junto à Justiça comum”, encerrou o presidente Ricardo Teixeira.

Se considerando o legítimo campeão brasileiro de 1987, o Flamengo declarou guerra à CBF. No dia 15 de abril deste ano, a presidente Patrícia Amorim se mostrou extremamente irritada com o fato de a entidade ter enviado a ‘Taça das Bolinhas’ para o São Paulo e ter legitimado o Sport como campeão nacional daquele ano.

Ao lado de seu corpo jurídico, a presidente do Flamengo apresentou inúmeros documentos que, segundo ela, provam que o Clube dos 13, e também o Sport, assinaram atas confirmando a equipe carioca como a campeã de 1987.

Na ocasião, Patrícia Amorim afirmou que duas cartas haviam sido enviadas para a CBF, uma em 1997 e outra em 2007, contendo atas de reuniões do Clube dos 13 legitimando o título flamenguista.

CAMPEÕES BRASILEIROS APÓS A UNIFICAÇÃO

8

títulos
          
   Palmeiras              Santos     

6

títulos

São Paulo       

5

títulos

Flamengo*

4

títulos
          
   Corinthians              Vasco     

3

títulos
          
 Fluminense             Inter     

2

títulos
                           
 Bahia              Botafogo            Cruzeiro            Grêmio

1

título*
                                    
Atlético-MG       Atlético-PR         Coritiba            Guarani               Sport*
*A CBF considera o Sport campeão de 1987, já que o Flamengo se recusou ao cruzamento dos dois módulos, mas o UOL considera os dois times campeões daquele ano. Lembrando: a lista considera apenas os títulos segundo a CBF.
Leia mais: 'Virada de mesa' em 1987 foi decisiva para polêmica da Taça das Bolinhas

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host