Topo

Itália empata no fim e mantém tabu sobre 'freguesa' Alemanha em amistoso

Rossi (meio) comemora gol de empate no amistoso entre Itália e Alemanha, em Dortmund, nesta quarta - Martin Meissner/AP
Rossi (meio) comemora gol de empate no amistoso entre Itália e Alemanha, em Dortmund, nesta quarta Imagem: Martin Meissner/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/02/2011 19h39

A quarta-feira tinha gosto especial para a Alemanha. Apesar de ser apenas um amistoso, a equipe vencia a Itália, tida como um carrasco histórico. Mas um gol nos minutos finais estragou os planos da equipe de Low e o jogo terminou empatado por 1 a 1, em Dortmund.

Dessa forma, a Itália manteve um tabu de 16 anos sem perder para a seleção rival. Em jogos válidos pela Copa do Mundo, a Azzurra mantém sua hegemonia. Na final do Mundial de 1982, levou a melhor, assim como na semifinal da Copa de 2006, quando se sagraria tetracampeã ao bater a França na final. Em jogos do Mundial, a Alemanha nunca venceu.

Nesta quarta, a sorte parecia mudar de lado. O primeiro tempo teve o domínio da Alemanha, que mantinha a posse de bola e primava pelo bom toque de passes, fazendo lembrar o time que chamou a atenção na Copa do Mundo. Foi em uma jogada de um trio da Copa que a equipe abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo.

Ozil recebeu e tocou de letra para Muller, que passou rapidamente para Klose completar para as redes. A Itália, mesmo priorizando o setor defensivo, não deixava por menos. O time chegava em poucas oportunidades, mas sempre levando perigo ao gol adversário.

A equipe teve ainda o brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta, que fez sua estreia pela seleção. Nos 63 minutos em que esteve em campo, teve atuação discreta e recebeu um cartão amarelo.

No segundo tempo, o jogo caiu de ritmo, mas ganhou em emoção a partir da metade do segundo tempo. A Itália saiu para o jogo e a partida ficou movimentada com as duas equipes explorando os contra-ataques. Até que a equipe italiana chegou ao gol. Aos 36 minutos do segundo tempo, Rossi deixou tudo igual.