UOL Esporte Futebol
 
23/05/2011 - 16h43

Grêmio acerta negociação de Borges para o Santos, e espera ter Marquinhos

Marinho Saldanha e João Henrique Marques
Em Porto Alegre e Santos*

O Grêmio acertou a negociação de Borges para o Santos, nesta segunda-feira. O centroavante não participou do treinamento no Olímpico, mas esteve presente no estádio gremista. A direção prometeu manifestação, mas depois voltou atrás a não oficializou o acerto. Mesmo assim a transação está indicada claramente nas manifestações de parte a parte. No entanto não haverá uma troca direta por Marquinhos. O meia é pretendido pelo Grêmio, mas ainda não houve acerto com o Avaí, onde ele está emprestado.

O Santos segue sem confirmar a contratação, mas o quadro pode mudar ainda nesta noite. Uma reunião entre a direção do Grêmio e o empresário do atleta tende a por um ponto final nesta "novela".

"O importante não é que o Grêmio vá receber algum dinheiro, mas deixar de pagar pelo rompimento do contrato do jogador", disse o assessor de futebol César Cidade Dias. Borges tinha salário superior a R$ 200 mil mensais e uma dispensa também acarretaria gastos. Fora dos planos no clube de Porto Alegre, o Santos foi alternativa rápida para o desligamento.

A diretoria santista evita confirmar o acerto com o clube gaúcho e Borges. A cautela é tanta que o clube espera a chegada do atacante nesta terça-feira no CT Rei Pelé para a realização de exames médicos e a assinatura contratual. Só depois disso, o alvinegro espera comunicar a contratação.

"Não podemos confirmar enquanto não assinar. Ele tem que fazer os exames. Vamos esperar", disse o presidente santista, Luiz Alvaro de Oliveira Ribeiro.

Borges tem 11 gols e é artilheiro do time na atual temporada. Mesmo assim não vive bom momento e é fruto de reclamação constante. Na última entrevista coletiva, por exemplo, Renato Gaúcho deu a entender algum problema fora de campo apresentado pelo centroavante. Perguntado sobre seu aproveitamento, o treinador se limitou a indicar que era necessário fazer perguntas para o camisa 9.

A  negociação não está ligada diretamente a uma troca por Marquinhos, que está no Avaí. O meia é pretendido pelo Grêmio, mas não será feita uma troca.
"São negociações paralelas. O Grêmio acertou o que é necessário com o Marquinhos, mas ainda há pendências com o Avaí, que precisa receber uma quantia. Não é nada para agora, mas estamos esperando a resolução do caso", referiu César Cidade.

O clube de Santa Catarina tem 50% dos direitos do meia, que pertence ao Santos, e está emprestado até o fim do ano ao clube da Ressacada. No entanto, o vínculo pode ser rompido com o pagamento gremista. O Avaí, através de seu site oficial, indicou no fim de semana a possibilidade de perder o atleta.

Borges passou rapidamente pelos jornalistas antes de se dirigir ao vestiário do estádio Olímpico, onde ficou reunido com membros do departamento de futebol. Ao passar, o atleta se limitou ao dizer que falaria na sequência. Porém, mesmo não sendo sua principal característica em campo, o jogador "driblou" a imprensa e saiu pelos fundos do Olímpico, evitando qualquer contato. Com a certeza que Borges não é mais jogador do Grêmio, a assessoria de imprensa gremista negou organizar uma entrevista coletiva para que o atleta se manifeste.

Mais tarde, o Grêmio informou que uma reunião entre os dirigentes e o empresário do jogador ocorrerá no departamento de futebol do Olímpico. Ainda nesta noite deve ser confirmada o acerto. Há duas opções. A contrapartida do Santos ocorrendo com Marquinhos, ou ainda o pagamento da rescisão do jogador - já admitido pelo clube do litoral paulista.

"Restam alguns detalhes, acredito que possamos fechar ainda nesta noite. Vamos aguardar. Caso tudo dê para trás, ele volta a ser jogador do Grêmio e se reapresenta para treinar na terça-feira", explicou o assessor de futebol gremista José Simões.

O Grêmio trabalha duro para reformulação do elenco. Miralles e Gilberto Silva foram contratados, Maylson foi emprestado e Romário teve seu contrato rescindido. Os cartolas prometem novidades em breve e miram dois zagueiros, além de Paredes, do Colo-Colo e mais um jogador.

*Atualizado às 17h30

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host