Topo

Blatter escapa de investigação no comitê de ética da Fifa e seu rival é suspenso

Das agências internacionais

Em Zurique

29/05/2011 13h45

Neste domingo o comitê de ética da Fifa se reuniu para avaliar denúncias de corrupção e suborno contra Joseph Blatter, atual presidente e candidato à reeleição, e Mohamed bin Hammam, que era candidato mas desistiu do pleito. Após defender-se perante o comitê, o suíço Blatter foi declarado inocente.

Já Hammam, que é presidente da confederação asiática, e o vice-presidente da  entidade, Jack Warner, foram suspensos temporariamente.O comitê ressaltou que irá investigar as acusações e que Warner e Hammam são inocentes até que seja provado o contrário. Segundo o presidente do comitê, Petrus Damaseb, concluiu-se que "os implicados devem ser temporariamente afastados da participação em atividades do futebol". 

"Há testemunhos de que dinheiro foi enviado para incentivar apoio à candidatura do senhor Bin Hammam, o que teria sido facilitado por Jack Warner", afirmou Damaseb. De acordo com suas declarações, o comitê não viu motivos para investigar mais Blatter, pois mesmo ele tendo assumido que já sabia das acusações isso não constitui indício de irregularidade.

Damaseb negou que haja relação entre as investigações e o período eleitoral da Fifa. "O tempo das nossas investigações é o definido pelo estatuto da Fifa, e não pelo calendário eleitoral", declarou.

Mesmo que houvesse pedidos de que o pleito fosse adiado até que as investigações fossem feitas, as eleições da Fifa estão mantidas para o primeiro dia de junho, segundo anúncio do secretário-geral Jerome Valcke.Dois outros dirigentes caribenhos também foram suspensos, por conta das acusações de que Bin Hammam teria subornado representantes de confederações desta região em troca de votos na eleição. Bin Hammam retirou sua candidatura no último sábado.

Ao saber das decisões do comitê de ética, Blatter disse que prefere não comentá-las, mas que "lamenta muito" os fatos ocorridos nas últimas semanas, que segundo ele teriam "arranhado a imagem da Fifa".