Topo

Técnico de informática, Tite "fake" do Twitter diz que já pensou em cancelar conta

Adenor Tite mostra o perfil falso do técnico do Corinthians no Twitter - Arquivo pessoal
Adenor Tite mostra o perfil falso do técnico do Corinthians no Twitter Imagem: Arquivo pessoal

Gabriel Souza Elias

Em São Paulo

21/06/2011 07h00

Tite ganha a vida como técnico de informática no interior de São Paulo. Não o Tite que é técnico do Corinthians, e sim o responsável pelo famoso perfil falso do treinador no Twitter. O responsável pela conta @adenor_tite é paulista, está prestes a completar 29 anos e prefere não ter a identidade revelada (vamos chamá-lo de Adenor Tite). Ele já fez o técnico do Corinthians perder o controle em meio a uma entrevista coletiva, quando os microfones do CT alvinegro captaram uma série de impropérios direcionados ao autor de uma suposta brincadeira sem graça, mas passou a contar com a benevolência de Tite depois que manifestou vontade de acabar com a “homenagem” caso o parodiado assim preferisse.

TITE: ALVO DE BRINCADEIRAS POR FAKE

  • Almeida Rocha/Folhapress

    O estilo ‘diferenciado’ do técnico Tite nas entrevistas coletivas inspirou um internauta a criar um perfil fake (falso) seu no Twitter (@adenor_tite), fato que gerou indignação no treinador de início. Mas agora ele mudou a sua opinião sobre o assunto e, na esportiva, confessa que virou alvo de brincadeiras até do seu filho por conta do fato.

Adenor Tite conversou com o UOL Esporte e revelou que jamais imaginou que essa brincadeira pudesse gerar tanta repercussão –e tão próxima do treinador.

“Quando soube que o filho dele acessa o conteúdo, fiquei muito contente. Se minha intenção fosse ofender seu pai, com certeza o rapaz não acharia engraçado”. Ele confessa que já tentou o sucesso virtual parodiando outras personalidades, com a cantoria Vanusa e o ex-árbitro Arnaldo Cezar Coelho.

Mas o grande sucesso é mesmo o perfil falso de Tite. Com mais de 14 mil seguidores, ele abusa da utilização do sufixo “bilidade” ao fim das palavras, o que já rendeu risadas do treinador corintiano. “O Guilherme [Prado, assessor de imprensa] brincou comigo dizendo que abriu o fake e viu: aniversabilidade (risos) no dia do meu aniversário. Eu disse vai te catar, está de sacanagem”, afirmou o treinador, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

O termo preferido do fake, entretanto, é o polêmico “treinabilidade”, que Tite afirma ser uma “criação” do meia Bruno César, ex-Corinthians, hoje no Benfica (Portugal). Adenor Tite confessa que fez até pesquisa sobre o termo. “Vi sua utilização em algumas teses acadêmicas na área de educação física”, afirma.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista com o criador do personagem virtual @adenor_tite.

UOL Esporte – Por que criar um fake do Tite? Com tantos técnicos polêmicos ou até caricatos no futebol brasileiro, qual é o motivo da escolha do gaúcho?
Adenor Tite – Tive três motivos. Gosto de escrever no Twitter (coisas engraçadas, românticas, auto-ajuda) e precisava de uma conta exclusiva para fazer isso, ao invés de usar a minha pessoal. Já os demais motivos estão atrelados: acho interessante a maneira rebuscada de falar do Tite em suas entrevistas, e ele é técnico do meu time de coração –criei o fake após seu retorno ao Parque São Jorge. Eu não acho que o Tite seja menos polêmico ou caricato do que os demais treinadores, mas acho que talvez eu seja um dos grandes culpados por isso.

UOL Esporte – A ideia foi baseada em algum caso semelhante? Você tem contato ou conhece algum outro criador de fakes de personalidades famosas?
Adenor Tite – Bem, não é o primeiro fake que crio. Já criei da Vanusa, onde brincava com o fato dela ter confundido a letra do Hino Nacional, mas não vingou e eu deletei. Já criei do Arnaldo Cezar Coelho com nome de usuário quase igual ao dele (troquei a letra l minúscula por um i maiúsculo). Esse Twitter “bombou” na Copa de 2010 e enganou até os narradores Galvão Bueno e Silvio Luiz. Fátima Bernardes e Vanderlei Luxemburgo também já foram minhas vítimas, mas só passei a ser um “famoso anônimo” com o @adenor_tite.

TITE VIRA DISCÍPULO DE JOEL SANTANA

  • Renan Prates/UOL

    O técnico Tite é conhecido por sua fala rebuscada e expressões que caíram na boca do povo. Mas o que pouca gente notou é que o treinador virou discípulo de Joel Santana em um aspecto: o uso da prancheta. Em papo exclusivo com o UOL Esporte, ele também mostrou ser viciado em estatísticas.

UOL Esporte – A criação do @adenor_tite veio em momento de revolta ou de descontração? Trata-se de uma homenagem ou de uma crítica?
Adenor Tite – Foi num momento de descontração. Eu apaguei as mensagens de um destes outros fakes que tinha e comecei a escrever frases rebuscadas e de difícil compreensão. Não sei dizer se é uma homenagem, até porque ele não gostou no começo, mas não é uma critica. Eu só achei engraçado e interessante, e comecei a brincar com isso.

UOL Esporte – O treinador já se manifestou publicamente sobre o assunto de duas maneiras diferentes. Na primeira, soltou palavrões para se referir ao autor do fake. Agora, lida com descontração. Você recebeu alguma manifestação do Tite ou de alguém ligado a ele? Tem vontade de encontra-lo pessoalmente? Assumiria sua “identidade secreta” caso isso acontecesse?
Adenor Tite – Nunca tive contato direto com ele pois moro no interior de São Paulo e fica mais difícil. Também não recebi qualquer tipo de contato virtual. Tenho vontade sim de conhecê-lo pessoalmente, mas se ele não tivesse declarado que agora leva numa boa a brincadeira, eu não iria declarar minha identidade secreta.

UOL Esporte – Se sentiu intimidado quando ele te xingou? Ficou honrado quando ele afirmou que você tem sido respeitoso em suas mensagens?
Adenor Tite – Na hora em que li o xingamento senti certo incômodo, mas depois achei muito engraçado e procurei deixar claro que não queria me passar por ele postando coisas intimas ou particulares (estou em tal lugar, jantando com a família, etc.). Fiquei aliviado e contente com essa mudança de opinião dele, até porque ele viu que a minha intenção era só brincar. Nesse período, já pensei em deletar a conta. Mandei mensagens para jornalistas e famosos para perguntar a ele se autorizaria a sequência da brincadeira –nessa época até surgiu a hashtag #autorizaTite. Mas os seguidores aumentaram e, direta e indiretamente, me incentivaram a continuar.

RECADO AO ORIGINAL

Fiquei feliz porque ele entendeu minha intenção e desejo que ele tenha equilíbrio e luz ao dirigir o time do Corinthians. Ah, e que entenda que dirigir não é necessariamente escalar muitos volantes (risos).

UOL Esporte – Como vê a repercussão dessa brincadeira? O que é criar um personagem para brincar com os amigos e descobrir que um filho do homenageado é um dos seus seguidores e se diverte com o conteúdo?
Adenor Tite – Nunca tive intenção de ter toda essa repercussão. Começou e segue sendo somente uma brincadeira. A tal entrevista em que o Tite me xingou foi um divisor de águas, jornalistas começaram a comentar imediatamente pelo Twitter e o número dos meus seguidores disparou. Minutos depois, vi matérias em todos os principais sites e também na televisão. Quando soube que o filho dele acessa o conteúdo, fiquei muito contente. Se minha intenção fosse ofender seu pai, com certeza o rapaz não acharia engraçado.

UOL Esporte – A forma de se expressar do técnico do Corinthians é seu principal alvo. Você ouve todas as entrevistas do Tite? Ou já assimilou a linguagem e tem facilidade para “projetar” seus posts?
Adenor Tite – As duas coisas. Sempre acompanho o noticiário do Corinthians e o esporte em geral, mas gosto de ver as entrevistas dele para abastecer as ideias. Uso frases conhecidas e modifico os termos, uso de redundância, exagero no ‘tu’ e no ‘ti’, além do tradicional “bilidade” no final das palavras.

UOL Esporte – Um dia de Tite, o verdadeiro: qual é a sua escalação ideal para o Corinthians?
Adenor Tite – Eu gostei do Welder, só que acho o Alessandro titularíssimo. Eu o testaria no meio, posição onde já jogou, e também testaria o Danilo na lateral –não acho que o time ficaria vulnerável. Ficaria assim: Renan; Welder, Chicão, Leandro Castán e Danilo; Ralf, Alessandro, Alex e Jorge Henrique; Emerson e Liédson.

TITE E O DIVISOR DE ÁGUAS

Nunca tive intenção de ter toda essa repercussão. Começou e segue sendo somente uma brincadeira. A tal entrevista em que o Tite me xingou foi um divisor de águas, jornalistas começaram a comentar imediatamente pelo Twitter e o número dos meus seguidores disparou. Minutos depois, vi matérias em todos os principais sites e também na TV. Quando soube que o filho dele acessa o conteúdo, fiquei muito contente. Se minha intenção fosse ofender seu pai, com certeza o rapaz não acharia engraçado.

UOL Esporte – Que jogador o @adenor_tite indicaria para a diretoria do Corinthians? E qual não deixaria ter saído do clube?
Adenor Tite – Contando apenas a era Tite, eu não deixaria ter saído o Elias e o Bruno César. E acho que a volta do Cristian e a vinda de um lateral esquerdo resolveria praticamente todos os nossos problemas.

UOL Esporte – A brincadeira tem prazo para acabar? Quem sobreviverá mais: Tite no comando do Corinthians, ou o fake @adenor_tite no twitter?
Adenor Tite – Não sei dizer. Mas como no futebol, a vida de técnico é complicada... acho que o @adenor_tite terá uma trajetória mais longa.

UOL Esporte – Como seria uma conversa entre Adenor ‘Tite’ Bachi e @adenor_Tite fake? Quais perguntas você faria a ele?
Adenor Tite – Difícil responder. Claro que eu exagero nos termos, até mesmo no sentido caricato para transformar em palavras o que o Tite costuma dizer. Acho que pediria pra ele criar uma frase com seus termos-chave, como “equilíbrio”, “retomada de desempenho”, “comprometimento” e “treinabilidade”. Falando em “treinabilidade”, sabia que esse é um termo usado? Eu andei pesquisando e vi sua utilização em algumas teses acadêmicas na área de educação física.

UOL Esporte – E qual o recado que você, fake, gostaria de dar ao Tite original?
Adenor Tite– Que eu fiquei feliz porque ele entendeu minha intenção e desejo que ele tenha equilíbrio e luz ao dirigir o time do Corinthians. Ah, e que entenda que dirigir não é necessariamente escalar muitos volantes (risos).

UOL Esporte – Defina, em até 140 caracteres, o “famoso anônimo” @adenor_tite.
Adenor Tite – O lado bom é que posso sair tranquilo na rua (risos). Essa “fama” repentina não me deslumbra. Quem sabe um dia revelo minha identidade.