Topo

Julinho Camargo é apresentado e revela que precisa de tempo para mudar equipe

Carmelito Bifano

Em Porto Alegre

02/07/2011 14h23

O técnico Julinho Camargo foi apresentado oficialmente como novo comandante do Grêmio no início da tarde deste sábado e demonstrou confiança em fazer um bom trabalho no clube onde trabalhou por duas vezes. Mesmo sabendo que terá que substituir o maior ídolo da torcida, o treinador confia na experiência que acumulou nos seus mais 20 anos de carreira para dar vitórias e títulos ao tricolor gaúcho.

"É o momento que eu esperei muito tempo. Tenho uma carreira de 22 anos e estou pronto para assumir uma grande equipe como o número 1. É um momento importante para mim, mas quero deixar bem claro que o Renato Gaúcho é e sempre será o maior ídolo do clube. A minha intenção é dar seqüência ao bom trabalho que ele vinha fazendo e somar as coisas boas que dele com o meu pensamento de jogo", revelou Camargo.

Mesmo acompanhando de longe o desempenho da equipe nas competições que disputou no ano, o objetivo do novo treinador é inicialmente manter o trabalho que vinha sendo feito por Renato Gaúcho e aos poucos colocar as suas idéias para os novos comandados. Os cartolas do Grêmio acreditam que pelo conhecimento que Julio Camargo tem dos jovens jogadores do clube, ele tem tudo para seguir uma carreira parecida com outros profissionais que passaram pelo tricolor gaúcho no passado como Felipão, Tite e Mano Menezes, mas precisará de tempo para mudar a forma da equipe atuar e introduzir as suas idéias de futebol.

"Quero conversar muito com o Roger, com o Cebola (Andrey Lopes, auxiliar técnico) para tomar o máximo de informações possíveis para construir o meu pensamento. Com certeza, para quarta vamos ter bastante dificuldade para entrar com uma nova forma de atuar. Temos que pensar o que vale a pena ser feito. Não posso hoje falar sobre isso, mas, em resumo,  gosto de uma equipe compactada e que seja competitiva, como é a cara do nosso clube. Isso a gente sempre viu no trabalho que vinha sendo feito, mas quero acrescentar a minha cara. O meu pensamento de jogo. A partir das próximas semanas vamos introduzir o nosso pensamento", declarou.

Julinho Camargo não tem a pretensão de substituir o ídolo Renato Gaúcho, que deixou o cargo na última quinta-feira, e se apega ao fato de ter conquistado títulos nas categorias de base para afirmar que também tem uma identificação com o torcedor. Com um contrato de seis meses com o Grêmio, o treinador que aproveitar o grupo, que considera muito bom, para mostrar serviço, dar ao clube títulos e renovar o contrato para as próximas temporadas.

"Já dirigi as categorias de base do clube durante oito anos. Então tenho uma identificação com o nosso torcedor e lembro que tive conquistas na base recentemente. Tricampeonato gaúcho e dois brasileiros. Sempre foram conquistas marcadas ao lado do nosso torcedor e isso é algo que vamos levar para o campo. E principalmente, porque não tenho intenção nenhuma de substituir o Renato. Ele sempre será o Renato. E o Julinho é o Julinho", afirmou.

O primeiro treinamento de Julinho Camargo com o grupo de jogadores ocorre na manhã de domingo, às 9h, no estádio Olímpico. Na oportunidade, ele será apresentado para o elenco e imediatamente começará a preparar a equipe para o jogo contra o Cruzeiro, que ocorre na próxima quarta-feira, às 19h30, no estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, Minas Gerais.