Topo

Fla viaja à Suíça por reconhecimento do título de 1987 e punição ao Sport

A presidente Patricia Amorim vem buscando o reconhecimento do título de 1987 - Márcia Feitosa/VIPCOMM
A presidente Patricia Amorim vem buscando o reconhecimento do título de 1987 Imagem: Márcia Feitosa/VIPCOMM

Vinicius Castro*

No Rio de Janeiro

05/07/2011 15h52

O Flamengo montou uma “estratégia de guerra” para reaver o reconhecimento do título brasileiro de 1987 e conseguir uma punição ao Sport na Fifa. O UOL Esporte apurou que, no último domingo, a presidente Patricia Amorim e Rafael de Piro, procurador geral e vice-jurídico do clube, embarcaram para Zurique, na Suíça, onde se localiza a sede da entidade. Os dirigentes chegam nesta quarta-feira ao Rio de Janeiro.

RELEMBRE O "CAPÍTULO ANTERIOR DA NOVELA" SOBRE O TÍTULO DE 1987

  • NELSON ANTOINE/FOTO ARENA/AE

    A novela sobre o título do Campeonato Brasileiro de 1987 ganhou mais um capítulo. Nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu o Sport como único campeão da polêmica edição. A decisão cumpre determinação da Justiça pernambucana.

Na Fifa, Patricia Amorim e Rafael de Piro apresentaram documentos da Confederação Brasileira de Futebol reconhecendo a conquista do Flamengo ao lado do Sport. Inclusive, a CBF é a principal arma do Rubro-Negro para obter êxito na operação, já que a entidade se manifestou a favor da causa do clube carioca, dizendo não constar irregularidades em dois campeões reconhecidos.

Em relação ao Sport, que foi à Justiça Comum para ser considerado o único campeão de 1987, o Flamengo entrou com uma representação pedindo severa punição aos pernambucanos. De acordo com a Fifa, um clube só pode realizar tal operação quando todos os recursos na Justiça Desportiva se esgotarem. Agora, o Flamengo aguarda a posição oficial da entidade, que analisa o caso.

No dia 21 de fevereiro deste ano, a CBF reconheceu o Flamengo como hexacampeão nacional. No entanto, em 15 de junho, a mesma CBF teve de acatar decisão da 10ª Vara da Justiça Federal, reconhecendo apenas o título do Sport.

Com a resolução de considerar apenas o Sport campeão de 1987, o Flamengo voltou oficialmente a ser pentacampeão brasileiro, dono dos títulos de 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009. Por consequência, o São Paulo passa a ser o primeiro pentacampeão e, assim, o real detentor da Taça das Bolinhas, já que faturou os campeonatos de 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008.

O disputado troféu foi criado pela Caixa Econômica Federal para ser entregue ao primeiro clube que conquistasse o Brasileiro cinco vezes alternadas ou três vezes consecutivas.

* Atualizada às 16h30