Topo

Beckenbauer aposta em 'Messi alemão' para o confronto contra o Brasil

Mario Göetze, do Borussia Dortmund, é a principal aposta do futebol alemão - AFP/ PATRIK STOLLARZ
Mario Göetze, do Borussia Dortmund, é a principal aposta do futebol alemão Imagem: AFP/ PATRIK STOLLARZ

Das agências internacionais

Em Stuttgart (Alemanha)

07/08/2011 11h39

A lenda do futebol alemão Franz Beckenbaeuer se mostou deslumbrado neste domingo com o talento do jovem de Mario Götze, do Borussia Dortmund, quem ele comparou com o argentino Lionel Messi, dias antes do amistoso da Alemanha contra o Brasil, que se enfrentam na próxima quarta-feira.

REAL MADRID JÁ TEM DATA PARA APRESENTAR NEYMAR, DIZ JORNAL

As especulações envolvendo o nome de Neymar na Espanha continuam a todo vapor. Porém, segundo o jornal Marca deste domingo, o atacante brasileiro está muito próximo de um acordo com o Real Madrid. O clube merengue já marcou até data para apresentação do jogador: 20 de dezembro, dois dias após a disputa do Mundial de clubes da Fifa.

Götze está na lista de convocados por Joachim Löw para o amistoso contra a seleção brasileira e brilhou na estreia do Borussia no Campeonato Alemão, na vitória por 3 a 1 contra o Hamburgo, na última sexta-feira.

As páginas esportivas do jornal alemão Bild se referem ao jogador como “‘Goetzlich”, em um trocadilho com a palavra divino em alemão. Beckenbauer também escreveu sobre o jovem talento em sua coluna na publicação.

“Não é possível parar a Mario Götze”, se entusiasmou o principal ídolo do futebol alemão, que esteve presente nos títulos mundiais do país em 1974 e 1990, como jogador e treinador, respectavemente.“Não tem ninguém jogando melhor que ele. Tem as mesmas qualidades que Lionel Messi no que se refere a sua técnica e sua visão de jogo. É um jogador de instinto, como Messi”, elogiou.

Götze, que estreou na equipe nacional em novembro em amistoso contra a Suécia, já jogou seis partidas na seleção principal e é considerado uma da grandes futuras estrelas do futebol do país. “É uma honra uma comparação assim, mas o que importa é a atuação da equipe (Borussia Dortmund), não a minha individual”, afirmou Götze, que completou 19 anos em junho.

Beckenbauer não é a única ex-figura da equipe alemã que elogiou Göetze e que avisou sobre o grande potencial do jovem. “Tem um talento absolutamente excepcional”, disse o manager esportivo da seleção, Oliver Bierhoff, autor do gol que deu a vitória da Alemanha na final contra a República Tcheca, na Eurocopa da Inglaterra em 1996, último grande título do país.

Götze, filho de um professor universitário, admitiu que sua vida mudou muito nos últimos doze meses, depois de sua explosão com a equipe de Dortmund. “As vezes te irrita quando quer tranquilidade ou quando quero fazer algo normal como ir ao cinema”, contou a jovem estrela em entrevista ao jornal Die Welt.

Com o Borussia Dortmund classificado para a Liga dos Campões, Götze pode realizar seu sonho de enfrentar Messi no campo. “É algo muito atrativo para qualquer jogador pode enfrentar Messi”, admitiu.