Topo

Após ganhar 'nova vida', Sócrates admite alcoolismo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

28/08/2011 22h41

Foram nove dias internado no hospital Albert Einstein. Depois de retornar para casa neste último sábado, o ex-jogador do Corinthians e seleção brasileira Sócrates admitiu ter problemas com álcool e afirmou que ganhou ‘uma nova vida’ após escapar da morte por conta de uma ma hemorragia digestiva.

“É nessas horas, que a gente cresce. Saio muito mais forte, muito maior e com muito mais compromissos e responsabilidades que eu tinha antes”, disse Sócrates em entrevista ao programa Fantástico.

O ‘Doutor’ admitiu que foi sim dependente do álcool em certo momento da vida. “Eu tenho um ponto cirrótico. É uma lesão que não é tão grave, mas ela em localizada em área hipersensível do fígado. Essa lesão é causada, fundamentalmente, por álcool". Questionado pelo repórter da Globo se, como médico, se considerava alcóolatra, o ex-jogador disse: "Sim. Quem usa álcool cotidianamente é alcoólatra. Eu fui, sim”.

“Há três meses, eu tive um sangramento. Mas mesmo assim, a coisa aconteceu, explodiu. Provavelmente não vou precisar de transplante, hoje de jeito nenhum”, falou Sócrates, negando a possibilidade de um transplante de fígado. O ex-atleta terá agora uma nova rotina. Em casa, deverá seguir fazendo fisioterapia e exercícios de respiração, sem a necessidade, porém, do acompanhamento de um profissional habilitado.

“A abstinência vai ser total para mim daqui para frente, para que meu fígado reúna condições de se equilibrar totalmente e que não dê mais problemas. Eu ganhei uma outra vida, vou ter que saber usar”, prometeu Sócrates.

A rotina de Sócrates daqui por diante será diferente da que ele tinha. Além de algumas restrições alimentares e exclusão total de bebidas alcoólicas, ele terá que realizar exames frequentemente, alguns a cada 15 dias, outros mensalmente.