Topo

Ronaldo e Zico lançam "Facebook de boleiros" e tentam pinçar jovens promessas

Luiz Paulo Montes

Em São Paulo

13/09/2011 12h19

Os ex-jogadores Ronaldo e Zico lançaram nesta terça-feira uma rede social que pretende reunir boleiros, fãs de futebol e jovens que sonham em obter uma chance em algum grande clube do Brasil. O site, chamado P.Nera (www.pnera.com), assemelha-se ao Facebook e tem planos ousados.

O projeto tem como intuito reunir em um mesmo espaço jogadores, empresários e qualquer profissional que lida com o futebol, além dos torcedores. Há também uma proposta que promete realizar o sonho de muitas crianças e jovens do país: ter a chance de treinar em algum clube da primeira divisão.

- O objetivo é dar oportunidade ao atleta que se cadastrou, e todos poderão votar. Temos acordo com quatro clubes da Série A já e em princípio o garoto poderá escolher o clube de preferência dele - declarou Ronaldo, durante a entrevista coletiva do lançamento, no Museu do Futebol, em São Paulo.

Tudo funciona da seguinte forma: o interessado poderá enviar um vídeo de até um minuto ao site, mostrando suas habilidades com a bola nos pés. Todos os vídeos enviados serão submetidos a uma votação de todos os usuários cadastrados.

MEMBRO DE COMITÊ DA COPA-2014, RONALDO PEDE TRANSPARÊNCIA

Desde que se aposentou dos gramados, Ronaldo assumiu o cargo de membro do Comitê paulista para a Copa de 2014, no Brasil. No entanto, este fator não o impediu de pedir transparência à organização do evento e, principalmente, o governo do país. Durante um evento para lançar uma rede social para boleiros, ao lado de Zico, o ex-atacante afirmou que até o momento não sabe exatamente o papel do governo do Brasil na preparação para a Copa.

"Todos tem que questionar sobre o dinheiro público. Ainda não está claro qual é o papel de cada entidade, como a Fifa, a CBF. Eu também não sei o papel do governo do país. Ainda restam muitas dúvidas no ar. Então, tudo tem que ser esclarecido para o público, e tem que ser o quanto antes", afirmou Ronaldo.

Quem receber o maior número de votos terá a ajuda de Ronaldo e Zico, que serão uma espécie de “padrinhos”. Os dois levarão o vídeo vencedor para um time da Série A do Campeonato Brasileiro, que receberá o garoto para um período de testes com duração de uma semana

Custeado inicialmente por Ronaldo e Zico, sem o envolvimento de empresas ou terceiros, o P.Nera pretende reunir um milhão de usuários nos primeiros seis meses no ar. Em termos comparativos, o Facebook atingiu em agosto a marca de 25 milhões de seguidores no Brasil.

De bom humor, Ronaldo arrancou risos várias vezes dos jornalistas presentes. Uma delas, ao dizer que convidaria o atacante Neymar, do Santos, para fazer um perfil no P.Nera e dizer que o garoto poderia ser selecionado entre os melhores.

"O garoto tem talento. Vou convidar ele, quem sabe a gente escolhe o vídeo que ele mandar?", brincou o ex-atacante.