Topo

África do Sul comemora sem saber que estava eliminada, e fica fora da Copa Africana

Do UOL Esporte

Em São Paulo

08/10/2011 21h30

A seleção da África do Sul fez festa, comemorou, deu volta olímpica, dançou com a torcida e desejou boa sorte à equipe de rúgbi, tudo isso após obter sua classificação neste sábado para a Copa das Nações Africanas de 2012, com o empate por 0 a 0 com Serra Leoa. O que a equipe não sabia, é que o resultado não bastava para obter a vaga, e o time estava eliminado.

O equívoco sul-africano ocorreu, pois a equipe chegou aos 9 pontos do grupo G, os mesmos de Serra Leoa e Niger. Porém, a África do Sul tinha o melhor saldo entre os três times, o que, pensavam eles, lhe daria a primeira colocação. Mas o primeiro critério de desempate das eliminatórias é o confronto direito, o que deu a vaga ao Niger.

“Vamos ouvir o que a CAF (Confederação Africana de Futebol) vai dizer. Estamos classificados? O que você acha? Caso sim, estou muito feliz. Eu não sei”, declarou o técnico da África do Sul, Pitso Mosimane, segundo a agência AP.

Depois da grande polêmica, a CAF explicou que a seleção classificada seria a com melhor aproveitamento nos jogos entre os três empatados. Assim, Niger, que teve seis pontos, contra cinco dos rivais, ficou com a vaga.

Outro que a princípio comemorou a classificação foi o meia Steven Pienaar, por seu Twitter. Uma hora depois, ao saber do equívoco, se mostrou confuso e lamentou ao dizer que a África do Sul deveria ter vencido seu jogo em casa, contra Serra Leoa.

Além da eliminação da África do Sul, outros gigantes do continente não obtiveram a classificação para o torneio de 2012, que ocorre no Gabão e Guiné Equatorial. O atual campeão africano Egito, além de Camarões e Nigéria, ficaram de fora da competição.