Topo

Pelé revela em entrevista ao Jô que deu aula a Neymar de como fugir de pancadas

"Ele precisa aprender a se defender", afirmou Pelé sobre o estilo de jogo de Neymar - Ricardo Saibun (Santos F.C)
"Ele precisa aprender a se defender", afirmou Pelé sobre o estilo de jogo de Neymar Imagem: Ricardo Saibun (Santos F.C)

Bruno Freitas

Em São Paulo

07/11/2011 19h02

Pelé participou nesta segunda-feira das gravações do Programa do Jô, da TV Globo, em especial que vai ao ar na próxima sexta-feira (11 de novembro). Durante a conversa, o ex-jogador revelou, entre outras coisas, que teve a oportunidade de aconselhar Neymar sobre truques para fugir de agressões dos adversários.

"Até tenho conversado bastante com o Neymar, pois ele é um dos mais habilidosos hoje em dia. Falo para ele que ele precisa aprender a se defender", disse Pelé nos estúdios da Rede Globo em São Paulo.

O entrevistador, então, tentou fazer uma leve "provocação" ao ex-jogador, lembrando que Pelé costumava revidar as agressões sofridas dentro de campo. Para ilustrar, Jô citou um lance ocorrido na Copa do Mundo de 1970, quando o uruguaio Matosas acabou levando a pior, com uma cotovelada na face, após bater exageradamente no craque brasileiro.

"Aprender a se defender é o jeito de dizer que precisa bater nos marcadores?", disse o apresentador da Globo.

"É, porque você pode ver que quando você está batendo por cima, ele [o marcador] está batendo por baixo", exemplificou Pelé, citando o mesmo exemplo na semifinal da Copa de 1970.

Ainda durante a conversa, que irá preencher os três blocos do programa e será exibida nesta sexta-feira, Pelé destacou a boa fase de Neymar e disse ter certeza que o atual astro santista entrará para a história do futebol mundial.

"Com certeza o Neymar vai ser um desses maiores. Faz parte dessa fábrica e craques que o Santos tem, sempre sem gastar nada, como já aconteceu com Coutinho, Juari e Edu", completou o ex-jogador.

No programa especial gravado com Jô Soares, Pelé deu vazão a seu lado artístico e cantou duas vezes. No final do programa, ainda foi exibido um clipe musical protagonizado pelo ex-jogador, em uma canção em homenagem à cidade de São Paulo.