Topo

Artilheiro e centenário, Dedé se espelha em Neymar: 'Seria um sonho ficar até 2014'

Dedé revelou que gostaria de seguir os passos de Neymar e ficar no Brasil até 2014 - Site oficial do Vasco
Dedé revelou que gostaria de seguir os passos de Neymar e ficar no Brasil até 2014 Imagem: Site oficial do Vasco

Pedro Ivo Almeida

No Rio de Janeiro

10/11/2011 06h10

A amizade entre o zagueiro Dedé e o atacante Neymar está longe de ficar restrita às mensagens de celular e às brincadeiras após os jogos entre Vasco e Santos. Embalado pela boa fase, o zagueiro vascaíno, que atingiu a marca de 100 jogos na última quarta-feira e mostrou seu lado artilheiro ao marcar dois gols na vitória sobre o Universitario, do Peru, se inspira no amigo e craque santista para estender seu vínculo com o time de São Januário.

No embalo de Dedé, Vasco goleia e está nas semifinais da Copa Sul-Americana

  • AFP/ Antonio Scorza

    O Vasco entrou em campo com seu time titular e esperava contar com o brilho dos seus meias e atacantes para conseguir a classificação para as semifinais da Copa Sul-Americana. Foi o zagueiro Dedé que fez a diferença na goleada sobre o Universitário, do Peru, por 5 a 2. Autor de dois gols e com participação em outros dois, o jogador da seleção brasileira teve atuação histórica na noite desta quarta-feira, em São Januário

Alvo de especulações de times europeus, bem como Neymar, Dedé garante que não pensa em deixar o Vasco tão cedo e se espelha no amigo da Vila Belmiro, que anunciou na última quarta-feira a renovação do contraro com o Santos até a Copa do Mundo de 2014. Segundo o zagueiro cruzmaltino, que tem contrato pelo mesmo período, seria um sonho resistir às tentações milionárias da Europa e cumprir o contrato até o fim.

"Confesso que seria um sonho poder fazer a mesma coisa e ficar até 2014. São muitos fatores que influenciam, mas faria isso por essa diretoria, pelo presidente e, principalmente, por essa torcida. Eu tenho essa vontade, ainda mais depois de uma partida inesquecível como essa", afirmou o jogador, acrescentando.

"Posso garantir que vou ficar para o próximo ano, quero jogar a Libertadores e não penso em outra coisa. Sei que o clube está fazendo o máximo, correndo atrás de algo melhor para mim, e espero ficar ainda mais. Estou perto da minha família e feliz com tudo aqui no Vasco", ressaltou Dedé, que chegou aos 10 gols na temporada, algo inimaginável há tempos atrás. "Antigamente, eram dois por ano no máximo. E ainda vem muito mais por aí", brincou o novo "artilheiro" do Vasco.

Além da idolatria por parte da torcida, o zagueiro vascaíno conquista cada vez mais a confiança da comissão técnica. Após a excelente atuação desta quarta, o técnico Cristóvão Borges não poupou elogios e disse que o sucesso do jogador está relacionado à sua trajetória de vida difícil.

"O Dedé é um dos jogadores com mais força mental que eu já em toda a minha carreira. Tem tudo para se consolidar como grande jogador e fazer a diferença por onde passar. E a história de vida dele explica bem isso. Como sempre foi acostumado a superar dificuldades, consegue resolver os problemas dentro de campo com muita tranquilidade", destacou o treinador cruzmaltino.

Um dos grandes responsáveis pela classificação inédita às semifinais da Copa Sul-Americana, Dedé já se prepara para outro compromisso decisivo pelo Vasco. No domingo, os vascaínos encaram o clássico contra o Botafogo, às 19h, no Engenhão, pela trigésima quarta rodada do Campeonato Brasileiro.