Topo

Vasco quer começar 2012 com elenco 'fechado' para a temporada

Juninho é um dos pilares do elenco para a disputa da temporada de 2012 - Maurício Val / FOTOCOM.NET
Juninho é um dos pilares do elenco para a disputa da temporada de 2012 Imagem: Maurício Val / FOTOCOM.NET

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

11/12/2011 07h35

Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rômulo, Juninho, Felipe, Diego Souza e Éder Luís. A base está pronta e ainda conta com "coadjuvantes" como o volante Jumar, que brilhou jogando improvisado na lateral esquerda, e os atacantes Alecsandro e Elton.

Não vai ser apenas com estes jogadores, porém, que o Vasco vai encarar a temporada de 2012, quando disputará o Estadual do Rio, a Libertadores, o Brasileiro e a Copa Sul-Americana. Mais do que buscar reforços, a diretoria espera apresentá-los o quanto antes e iniciar a pré-temporada, em 5 de janeiro, com o elenco "fechado".

Vasco
Vasco
Cartões amarelos92
Cartões vermelhos4
Desarmes109
Faltas recebidas652
Faltas cometidas688
Finalizações524
Gols57
Impedimentos69
Aprov. de passes82%
Veja as estatística completas do time

"Sabemos que não é uma tarefa fácil, pois o tempo é curto e, especialmente nesta época do ano, as negociações são ainda mais complicadas. Como queremos sempre jogadores de qualidade, estes naturalmente estão mais valorizados e o custo para contratá-los é alto. Mas temos consciência de que começar o ano com o grupo formado é importantíssimo", opinou o diretor de futebol do clube, Rodrigo Caetano.

Embora tenha alcançado o melhor desempenho dos últimos anos, chegando à semifinal da Copa Sul-Americana, conquistando a Copa do Brasil e o vice-campeonato brasileiro, acomissão técnica e a diretoria do clube querem suprir algumas carências no elenco. A intenção é contratar pelo menos um lateral esquerdo, um meia e um atacante.

Especulações à parte, pelo menos o camisa 9 dos sonhos do presidente Roberto Dinamite já foi revelado: Diego Tardelli. A contratação do jogador, porém, é considerada difícil, pois seu valor de mercado é alto para os padrões do Gigante da Colina. Com ou sem Tardelli, é muito provável que o time conte com jogadores estrangeiros. A diretoria e a comissão técnica consideram importante ter jogadores com experiência em Libertadores e que falem espanhol, pois os jogos, à exceção dos disputados entre clubes brasileiros, serão apitados por árbitros latino-americanos.

A manutenção da base vencedora para 2012, porém, vai além dos jogadores. Além da volta do técnico Ricardo Gomes, que, recuperado de um AVC, provavelmente comandaá a equipe a partir de fevereiro, a comissão técnica está mantida. Cristóvão Borges, que é auxiliar de Ricardo e comandou o time em todo o segundo turno do Brasileiro, e Rodrigo Polleto, preparador físico, tiveram seus contratos renovados até o fim do próximo ano.