Topo

Jovens do Grêmio terão oportunidades com Caio Júnior na pré-temporada

Do UOL Esporte

Em Porto Alegre

12/12/2011 06h05

Há exatamente uma semana Caio Júnior foi apresentado como treinador do Grêmio para a temporada de 2012 e prometeu mudanças para fazer com que o clube volte a conquistar títulos. Além de definir com a direção o grupo de profissionais que pretende trabalhar, o técnico garantiu que irá observar com atenção as categorias de base para aproveitar jovens jogadores.

"Acredito muito nos jogadores da casa. Se forem pesquisar nos meus trabalhos sempre lancei jovens. O Grêmio sempre teve essa característica, mesmo na minha época [como jogador], a base era da casa. Temos que apostar e dar a oportunidade. Se tiver jogadores de 16, 17 ou 18 anos com qualidade e potencial para jogar, não tenho medo de colocar para atuar. Vamos analisar com muita calma", declarou Caio Júnior na coletiva de apresentação.

Apesar de estar em férias, o treinador mantém contato quase que diário com a direção do Grêmio visando o planejamento para a pré-temporada e para definir os reforços que serão contratados. Os 30 jogadores que serão levados para Bento Gonçalves só serão conhecidos no dia da reapresentação, 4 de janeiro. Porém, o presidente Paulo Odone adiantou dois nomes que podem fazer parte da delegação: o atacante Guilherme Biteco e o volante Misael.

"Há esse menino, o Biteco. Caio Júnior pediu a fita dele. Achou fantástico. Disse: esse guri eu quero lá na pré-temporada. Mas ele não será uma solução para a Copa do Brasil. Será preparado aos poucos. E têm outros. Misael também é muito elogiado", revelou Odone em entrevista ao jornal Zero Hora.

Guilherme Bittencourt, o Biteco, tem 17 anos, e foi o destaque do Grêmio Sub-23 na disputa da Copa Federação no segundo semestre de 2011. O jovem jogador iniciou a carreira no Olímpico, mas foi levado em 2006 para o Internacional pelo empresário Roberto Assis Moreira, irmão de Ronaldinho Gaúcho. Menos de dez jogos depois, decidiu voltar para "casa". Continuou se destacando nos times da base e terá a oportunidade de mostrar a sua qualidade com o grupo principal a partir de janeiro.

Misael, também de 17 anos, chegou ao Grêmio para ser centroavante, mas sem espaço para atuar na posição nas categorias de base, recebeu uma oportunidade para ser volante e se fixou. Junto com Leandro, que esteve durante toda a temporada no grupo principal, foi convocado por Ney Franco para a disputa do Pan de Guadalajara. O treinador da Sub-20 considera "Misa", como é apelidado na seleção, um jogador acima da média. Também deverá integrar a delegação em janeiro.

Outro jogador que deve ter uma oportunidade no grupo principal é o zagueiro Gerson. Porém, o defensor e Biteco se recuperam de lesões e não foram aproveitados na equipe que disputa o Brasileiro Sub-20 em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Os dois correm contra o tempo para ficarem à disposição de Caio Júnior no dia 4 de janeiro, caso sejam confirmados na delegação.