Topo

Corinthians planeja batizar praça em frente ao Itaquerão com nome de Sócrates

Torcedor lembra Sócrates; ex-jogador pode virar nome de praça em frente ao Itaquerão - Fernando Pilatos/UOL
Torcedor lembra Sócrates; ex-jogador pode virar nome de praça em frente ao Itaquerão Imagem: Fernando Pilatos/UOL

Gustavo Franceschini

Em São Paulo

15/12/2011 06h00

O Corinthians está preparando uma série de homenagens ao ex-jogador Sócrates, morto no dia da conquista do quinto título brasileiro do clube. Nenhuma delas, no entanto, deve ser maior que o batismo da praça em frente ao Itaquerão, o futuro estádio corintiano, que pode passar a ter o nome do ídolo alvinegro.

A ideia foi inspirada no pedido da torcida para que a sede da abertura da Copa do Mundo de 2014 leve o nome de Sócrates. O Corinthians nem cogita essa hipótese, já que a negociação dos naming rights do estádio são vistas como fundamentais para que o balanço da construção fique positivo.

Uma pessoa ligada ao clube já entrou em contato com Katia Bagnarelli, viúva do ex-jogador, para pedir autorização. Apesar de reconhecer em Sócrates um opositor, Andrés Sanchez estaria disposto a homenageá-lo diante da comoção gerada pela sua morte.

O processo, no entanto, não depende do Corinthians. O clube deve sugerir a mudança de nome à Câmara Municipal, que avalia e referenda a alteração. Luis Paulo Rosemberg, diretor de marketing alvinegro, confirmou a ideia ao UOL Esporte.

Em um primeiro momento, a festa deve ficar restrita à torcida. O Corinthians deve usar o amistoso com a Portuguesa, que está perto de ser fechado para pouco antes do início da próxima temporada, para lembrar de Sócrates.