Topo

Grêmio rescinde com Sorondo e anuncia substituto: Naldo, ex-Cruzeiro

Naldo, que disputou o último Brasileirão pelo Cruzeiro, é novo jogador do Grêmio - Washington Alves/Vipcomm
Naldo, que disputou o último Brasileirão pelo Cruzeiro, é novo jogador do Grêmio Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Marinho Saldanha

Do UOL, em Bento Gonçalves (RS)

09/01/2012 18h29

O Grêmio divulgou duas notícias importantes no fim da tarde desta segunda-feira. Primeiro informou a rescisão de contrato do zagueiro Sorondo, depois anunciou seu substituto: Naldo, ex-Cruzeiro. Sorondo teve ruptura no enxerto do joelho direito, operado em 2011, por isso precisará ficar afastado dos gramados por seis meses. Segundo acordo entre as partes, ele não irá permanecer no clube.

O fim da curta passagem do uruguaio Sorondo pelo Olímpico se deve a uma torção no joelho direito ocorrida no treinamento do último domingo. O departamento médico do clube, após exames, constatou ruptura no enxerto do joelho direito, e ele precisará ficar afastado do futebol por 6 meses. Se quiser voltar a jogar, passará por nova cirurgia. O jogador de 32 anos cogita aposentadoria. Magoado, em sua despedida do elenco na serra gaúcha, chorou muito.

"Tivemos informações suficientes sobre sua recuperação. Inicialmente ele estava completamente recuperado. Fizemos muitos exames com ele até o interesse do Grêmio em contar com este atleta. Pelos exames, ele tinha condições a retomar a prática desportiva. Só que em virtude do histórico dele, fizemos, a direção, aquilo que vocês da imprensa trataram como um fator de risco. Agora não temos nenhuma participação nisso. O departamento médico só disse que este atleta apresentava condições de jogar. Ele, nos treinos em Bento, apresentou uma ruptura do enxerto que foi colocado na última cirurgia. É uma nova lesão que requer uma nova cirurgia. No mínimo seis meses de afastamento seria necessário. Estivemos com ele nesta tarde, mostramos os exames e falamos com ele sobre a coletiva. Achávamos importante esclarecer que em nenhum momento o consideramos problemático em relação ao futuro ou a capacidade. Temos confiança que depois de nova cirurgia poderá atuar novamente", disse o médico Márcio Bolzoni.

"Ele será operado no final de semana. Vamos dar cobertura e apoio para ele. Apesar de ter convivido pouco tempo é um grande profissional e ser humano. Ele vai ter cirurgia feita pelo departamento médico do Grêmio e sua recuperação. Mas ele não está mais vinculado ao Grêmio. Tínhamos um acordo com o atleta e será mantido. O assunto do contrato é do profissional e do clube. Vamos pedir respeito. Não iremos falar. Já tínhamos um acordo e será mantido", confirmou Paulo Pelaipe, diretor executivo de futebol do Grêmio.

Sorondo, desde que chegou ao Internacional, em meados de 2007, já passou por 6 cirurgias, sendo 4 delas no joelho. Precisará, se ainda quiser jogar profissionalmente, passar pela 7ª em um espaço de 6 anos.

Seu substituto, porém, foi rapidamente contratado. Naldo iniciou carreira no União São João-SP e passou pela Ponte Preta, até chegar no Cruzeiro, em 2011. No entanto, o clube mineiro não conseguiu o manter para 2012. Seus direitos pertencem ao União São João e o atleta é da empresa Traffic. Com 23 anos, ele assinará até dezembro de 2012 por empréstimo com possibilidade de compra de 50% de seus direitos. Edinaldo Gomes Pereira tem 1,88 de altura e 80 Kg.

"O contratamos por convicção do departamento de futebol. Já tínhamos falado há mais tempo. Queríamos ele e tinha saído rapidamente dos planos. Poderia vir mesmo antes da lesão do Sorondo", referiu o diretor.

No último Brasileirão ele oscilou titularidade e reserva na irregular campanha do Cruzeiro. Em 22 jogos, ele não marcou gols. Naldo chega nesta segunda-feira a Porto Alegre e irá se apresentar em Bento Gonçalves já na terça. "É um jogador de qualidade que poderá nos ajudar muito", esclareceu Pelaipe.