Topo

Árbitro que denuncia corrupção de diretor da CBF diz ter sido intimidado por telefone

Gutemberg de Paula deixou o quadro da Fifa e passou a criticar o comando da arbitragem - Rudy Trindade/Folhapress
Gutemberg de Paula deixou o quadro da Fifa e passou a criticar o comando da arbitragem Imagem: Rudy Trindade/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

10/01/2012 11h12

Dias após vir a público para levantar suspeitas de corrupção na direção da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf), o juiz Gutemberg de Paula Fonseca afirmou que recebeu uma espécie de intimidação através de telefonemas dados para o seu advogado. De acordo com o ex-integrante do quadro da Fifa, a comunicação pareceu um aviso para que ele saia de cena e interrompa as críticas a Sérgio Corrêa, diretor da CBF.

"Tenho um advogado que trabalha no caso desde 2007. Ele recebeu cerca de dez telefonemas, de um número restrito. A conversa teve a intenção de coagir o trabalho dele. A pessoa do outro lado pediu o endereço dele, falou que queria enviar uma notificação a respeito das inverdades que estou falando", disse Gutemberg em entrevista à Rádio Paiquerê AM, de Londrina.

"Esse tipo de notificação teria que chegar no meu endereço, não no endereço do meu advogado. Já pedimos a quebra de sigilo telefônico. A ligação pode ser de um número restrito, mas ele fica armazenado na operadora. Eles querem me fazer calar, mas não vão", acrescentou o árbitro carioca.

Retirado do quadro da Fifa para a temporada 2012, Gutemberg detonou na última semana a gestão da arbitragem do país. O alvo foi o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF.

Sérgio Corrêa, presidente da Conaf, reagiu neste sábado às declarações fortes do árbitro Gutemberg de Paula Fonseca. O cartola prometeu processar o juiz após ser alvo de acusações. Segundo o juiz do Rio de Janeiro, o diretor da CBF é "mariquinha, mentiroso e corrupto" e também pediu favorecimento ao Corinthians.

Segundo nota publicada no site oficial da CBF, o árbitro irá encarar ações judiciais nas esferas desportiva (STJD, ofensa moral), cível (responsabilidade civil para obtenção de reparo pecuniário por dano moral) e criminal (crime de injúria).

Em entrevista à rádio Jovem Pan na última sexta-feira, Gutemberg afirmou que a Comissão Nacional de Arbitragem é dirigida com interferência política e de acordo com interesses pessoais de Sérgio Corrêa. O juiz citou uma conversa de 2010 com o diretor da CBF em que entendeu ter sido alvo de uma intervenção ética.

"Ele me disse antes do jogo em que o Corinthians ganhou por 5 a 1 do Goiás: 'é jogo do Timão, hein?' O que eu posso entender com isso? Que se o Corinthians não ganha, eu posso nunca mais ser escalado", disse Gutemberg.

O árbitro que faz a denúncia diz ter provas de atos de corrupção da direção da CBF e promete divulgá-las "para contribuir que essa sujeirada toda seja lavada".

Na entrevista à Rádio Paiquerê AM, Gutemberg de Paula Fonseca ainda criticou a posição do presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) no caso. Em contato com a reportagem do UOL Esporte, Marco Antonio Martins afirmou que as críticas ao diretor da CBF por enquanto não têm fundamento e podem ter origem exclusiva na mágoa do juiz pela exclusão do quadro da Fifa.

"O presidente da Anaf está lá para defender a classe e aparece defendendo o diretor da CBF. É um porta-voz do Sérgio Corrêa", rebateu Gutemberg de Paula Fonseca.