Topo

Árbitro chinês que errou contra o Brasil na despedida de Zagallo é preso por corrupção

Americano Stewart reclama com o árbitro Lu Jun em lance de jogo na Copa de 2002 - REUTERS/Shaun Best
Americano Stewart reclama com o árbitro Lu Jun em lance de jogo na Copa de 2002 Imagem: REUTERS/Shaun Best

Do UOL, em São Paulo

16/02/2012 09h53

A Justiça chinesa condenou quatro árbitros à prisão nesta quinta-feira por corrupção. O quarteto recebeu dinheiro para definir os resultados de partidas, principalmente do campeonato nacional.

ERRO NA DESPEDIDA DE ZAGALLO

  • AFP PHOTO/KIM JAE-HWAN

    Em 20 de novembro de 2002, Lu Jun apitou o amistoso entre Brasil e Coreia do Sul, em Seul, que marcou a despedida de Zagallo no comando técnico da seleção. Ele assinalou incorretamente um recuo que originou o 1º gol dos donos da casa, mas a seleção brasileira virou e venceu por 3 a 2.

Entre os juízes está um antigo conhecido do Brasil. Lu Jun, considerado o melhor árbitro da China e primeiro de seu país a apitar jogos de Copa do Mundo (Japão e Coreia-2002) e Olimpíadas (Sydney-2000), já comandou duas partidas da seleção brasileira: um 0 a 0 contra o Canadá na Copa das Confederações de 2001 e uma vitória por 3 a 2 sobre a Coreia do Sul em amistoso de 2002.

No encontro com os sul-coreanos, por sinal, Jun cometeu um erro que quase comprometeu o triunfo brasileiro. O árbitro assinalou incorretamente um recuo de bola de Cafu para o goleiro Dida, e na cobrança do tiro indireto, a equipe asiática abriu o placar em Seul. Para sorte da seleção, Ronaldo e Ronaldinho estavam inspirados, e o Brasil saiu de campo com a vitória. Aquele jogo ficou marcado por ser a despedida de Zagallo, que já tinha quase 50 anos de serviços prestados à seleção.

Em depoimento dado em dezembro do ano passado, Lu já havia admitido ter recebido 810 mil yuans (aproximadamente US$ 128 mil) para definir o resultado de sete jogos do Campeonato Chinês. Hoje, ele foi condenado a cinco anos e meio de prisão.

Além de Lu, também foram condenados Juan Junjie (7 anos), Wan Daxue (6 anos) e Zhou Weixin (3 anos e meio de prisão). O escândalo, que já vem sendo investigado de 2010, ainda provocou as demissões de Nan Young e Xie Yalong, dois ex-presidentes da confederação nacional que ainda estão aguardando julgamento. Os árbitros culparam justamente a entidade pela combinação de resultados.

A alta corrupção no futebol chinês deixou a liga nacional em total descrédito, sobretudo entre os torcedores, que já não acreditavam mais na veracidade das partidas. O renascimento da modalidade no país agora está associado a grandes contratações, a principal delas Nicolas Anelka, francês que acaba de chegar ao Shangai Shenhua.