Topo

Bertoglio contraria perfil "superstar" e aposta na simplicidade para vencer no Grêmio

Facundo Bertoglio chega a Porto Alegre com simplicidade para jogar bem no Grêmio - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Facundo Bertoglio chega a Porto Alegre com simplicidade para jogar bem no Grêmio Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

18/02/2012 10h01

O 11º reforço do Grêmio para a temporada 2012 chegou a Porto Alegre na manhã deste sábado. O meia argentino Facundo Bertoglio, de 21 anos, veio do Dínamo de Kiev, da Ucrânia e assinará contrato até julho, com previsão de renovação automática. Ao contrário dos últimos gringos a desembarcarem na capital gaúcha, ele não faz o tipo "superstar" e aposta na simplicidade.

Bertoglio foi cumprimentado por amigos, sorriu e atendeu a imprensa que o aguardava. Sua chegada inicialmente estava marcada para sexta-feira, porém um atraso fez com que ocorresse a remarcação para esta manhã. Já no visual nada se comparava a Dátolo, Cavenaghi, D'Alessandro ou Miralles, últimos argentinos a chegarem para a dupla Gre-Nal. Em vez de óculos escuros, cabelos longos ou com gel e roupas extravagantes, um sorriso simples, camisa polo e visual que passaria tranquilamente incógnito.

"Já estou muito feliz de poder estar aqui. Quero vestir a camisa do Grêmio, esperar minhas oportunidades", disse sorridente. "Foi uma negociação muito difícil para minha liberação. O Dínamo queria que eu ficasse. Mas conseguimos isso e sei que o Grêmio é um clube muito grande", acrescentou.

Bertoglio teve início no Colón e tem passagem pela seleção argentina. No amistoso contra o Haiti, marcou dois gols. No entanto viveu momentos complicados com lesões em série. Recuperado, vinha atuando pela equipe B em Kiev.

"Estou bem, vinha jogando. Espero treinar o mais rápido possível. Não sei se poderei voltar para seleção argentina, mas estar aqui já é algo maravilhoso. O Grêmio me dará uma boa vitrine", disse.

O contrato até julho pode ser renovado automaticamente. Está previsto no documento a permanência inicial por empréstimo, mas a compra dos direitos tem valor fixado e a ideia do clube de Porto Alegre é adquirir o vínculo do jogador.

"Quero primeiro jogar bem. Só assim conseguirei estender meu contrato e ficar. É um clube com muita história, quero fazer parte disso. Não vou citar minhas características, vou jogar e todos poderão ver", finalizou.

Facundo Bertoglio é o 11º reforço do Grêmio para a temporada 2012. O jogador irá realizar exames médicos neste sábado e provavelmente será apresentado oficialmente na segunda-feira. A direção de futebol espera, também, anunciar os três últimos novos jogadores até o início da semana que vem. Cristian Rodriguez, Leandro Almeida e Guillermo Burdisso são os objetivos.