Topo

Ricardo Teixeira convoca assembleia-geral e vai discutir mudança no estatuto da CBF

Do UOL, em São Paulo

24/02/2012 12h33

Ricardo Teixeira convocou oficialmente, nesta sexta-feira, a assembleia-geral da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) com todas as federações estaduais para a próxima quarta, dia 29. Pressionado por cartolas que ameaçaram uma rebelião, o dirigente deve liderar uma reforma do estatuto da entidade, incluída na pauta do encontro. 

A assembleia é uma reação do presidente da CBF à movimentação de alguns dirigentes de federações estaduais desde que os indícios de sua renúncia se tornaram mais fortes. Os rebeldes chegaram a marcar um encontro informal na quarta, mas tiveram de voltar atrás justamente por conta da convocação de Teixeira. 

Em um primeiro momento, o encontro seria apenas para que o presidente da CBF explicasse os boatos sobre a sua renúncias. Segundo o Blog do Perrone, no entanto, os rebeldes dizem que o próprio Teixeira fez questão de incluir as possíveis mudanças estatutárias na pauta da assembleia. Eles acreditam que o cartola vá tirar do estatuto as possíveis brechas que permitiriam a eles impedir a ascensão de José Maria Marin. 

Vice-presidente mais velho da entidade e ligado à Federação Paulista de Futebol, Marin substituiria Teixeira caso este deixasse o cargo. O acúmulo de poder em cartolas paulistas incomodou os outros caciques estaduais, que ensaiaram uma rebelião.  

Na última quinta, o Blog do Perrone divulgou que os presidentes rebeldes pediram uma reunião com Teixeira na terça, um dia antes da assembleia. A ideia é cobrar mais atenção do cartola, que não teria avisado a todos sobre seus planos de renúncia. Caso um acordo entre as partes seja fechado, a possível rebelião pode terminar em pizza.