Topo

Com autoridade e até gol irregular, Athletic vira sobre o Manchester no Old Trafford

Athletic de Bilbao comemora um dos gols da vitória sobre o Manchester United - AFP PHOTO/ PAUL ELLIS
Athletic de Bilbao comemora um dos gols da vitória sobre o Manchester United Imagem: AFP PHOTO/ PAUL ELLIS

Do UOL, em São Paulo

08/03/2012 18h55

Definitivamente, o Athetic Bilbao vive um excelente momento na temporada. Não bastasse estar na final da Copa do Rei e aparecer na surpreendente quinta colocação do Espanhol, a equipe basca treinada por Marcelo Bielsa foi até Old Trafford, jogou melhor que o Manchester United e ganhou de virada por 3 a 2 pela ida das oitavas da Liga Europa. Detalhe: o segundo gol dos visitantes anotado por De Marcos estava em posição irregular.

Erro à parte da arbitragem, o Athletic Bilbao acabou sendo superior durante toda a partida. Bombardeou o goleiro De Gea, que se tornou um dos responsáveis em evitar um placar mais elástico. Com a vitória, pode, por exemplo, perder por 1 a 0, no dia 15 de março, para assegurar sua vaga na fase quartas de final.

O primeiro tempo refletiu muito bem o atual momento do Athletic Bilbao. Jogou melhor. Llorente assustou De Gea logo aos 3min. Além disso, passava o maior tempo com a posse de bola. Mas a qualidade do Manchester acabou sendo decisiva para colocar os ingleses em vantagem. Aos 22min, Rooney mostrou oportunismo e fez 1 a 0.

Parecia que o United iria mandar no jogo. Nada disso aconteceu. O Athletic jogava de igual para igual. Poderia ter empatado, aos 32min, Susaeta tentou encobrir o goleiro rival. A postura ofensiva do time basco continuou e acabou sendo premiada ainda na etapa inicial. Aos 44min, Llorente cabeceou e deixou tudo igual.

 Pouca coisa mudou na etapa final. Era uma espécie de bombardeio do Athletic. Para se ter ideia, foram três excelentes oportunidades antes dos 8min. O Manchester tentava explorar os contra-ataques. Mas não era eficiente. Enquanto isso, o time basco criava.

De Gea fazia o possível, reclamava muito com sua defesa e fazia belas defesas. Só não evitou o tento da virada. Aliás, um belo gol. Aos 26min, após bela troca de passes, De Marcos, em posição irregular, virou. O Athletic continuou melhor em campo e aproveitou a sonolência do Manchester para fazer o terceiro, aos 44min, com Muniain. Nos acréscimos, Rooney bateu pênalti e diminuiu.

JONAS SOFRE PÊNALTI, E VALENCIA APLICA 4 A 2 NO PSV

A ideia do PSV era tentar apagar a má impressão em sua última partida pelo Holandês, quando levou 6 a 0 do Twente. Mas seu sistema defensivo continuou sendo uma peneira. O Valencia aproveitou a fragilidade do rival e aplicou fáceis 4 a 2. A vitória foi praticamente definida na etapa inicial. Fez dois gols em espaço de apenas dois minutos (Víctor Ruiz e Soldado). Jonas (foto, dir.) sofreu pênalti, Soldado (foto, esq.) bateu e marcou o terceiro. Na etapa final, Piatti anotou o quarto. Nos minutos finais, Toivonen e Wijnaldum descontaram e deram esperança aos holandeses.

EX-SÃO-PAULINO FAZ DE CALCANHAR EM VITÓRIA DO SPORTING

Na fase anterior, o Manchester City havia derrotado o Porto. O Sporting queria vingar seu rival. O primeiro passo foi dado. Jogando em casa, fez 1 a 0 nos ingleses, que demonstraram certa preguiça durante a partida. O único gol da partida foi anotado pelo ex-são-paulino Xandão, aos 7min do segundo tempo. Aliás, um golaço. O zagueiro aproveitou rebote do goleiro Hart e, de calcanhar, definiu o triunfo dos portugueses, que jogam por um simples empate na partida de volta para assegurar sua classificação à fase quartas de final do torneio europeu.

SALVIO LEMBRA MESSI E DECIDE VITÓRIA PARA O ATLÉTICO DE MADRI

Já o Atlético de Madri encaminhou sua vaga à fase quartas de final. Fez 3 a 1 no Besiktas. Aliás, precisou de um tempo para praticamente definir seu resultado positivo. Criou muitas oportunidades e não deu espaços para o Besiktas. E o nome da etapa inicial foi Salvio (foto). Aos 18min, apareceu livre e sem goleiro dentro da área, mas desperdiçou um gol incrível. Mas se redimiu em grande estilo. Aos 23min, Bateu de esquerda. 1 a 0. Apenas três minutos tarde, lembrou Messi. Viu o goleiro Gönen e tocou por cima. Aos 36min, outro golaço. Desta vez, anotado por Adrián. O Besiktas descontou no segundo tempo, com Simão.