Topo

Mano critica exposição e diz que jogar na Europa ajudaria na evolução de Neymar

Neymar é o símbolo maior da geração que disputará a Copa do Mundo de 2014 - Mowa press/Divulgação
Neymar é o símbolo maior da geração que disputará a Copa do Mundo de 2014 Imagem: Mowa press/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

11/03/2012 08h45

Aos 20 anos, Neymar é a estrela maior da renovada seleção brasileira que neste ano buscará o inédito ouro olímpico e, em dois anos, lutará pelo hexacampeonato mundial. Mas para Mano Menezes, técnico do time nacional, o craque santista ainda precisa atuar na Europa para desenvolver melhor seu futebol.

Em entrevista publicada neste domingo pelo jornal “O Globo”, Mano criticou a exposição exagerada de Neymar na mídia e comparou o assédio que o atacante recebe com o que é dado ao argentino Lionel Messi, do Barcelona.

“Para um desenvolvimento final, para ganhar um respeito maior, seria importante passar pelo Europa. A permanência no Brasil exigiu contratos que tomam bastante seu tempo. A gente vê que está exposto”, afirmou Mano.

“Você não vê necessidade de exposição do Messi tão grande quanto a de Neymar. Ele fez cinco gols e no outro dia treina quieto, não aumenta o número de compromissos. Pode se focar mais tempo no principal. No Brasil, não é possível que Neymar faça isso. É o preço da permanência”, prosseguiu o treinador.

Com relação à Olimpíada, Mano admitiu que um fracasso em Londres poderá refletir negativamente na Copa-2014. Isso porque o time que buscará a medalha de ouro será praticamente base da equipe principal.

“Estes jogadores precisam muito deste bom desempenho para saírem fortalecidos. E o técnico também está no contexto. Você tem uma ideia e se ela não se transforma em vitória você sente”, disse Mano.

“Se estivéssemos jogando as eliminatórias, acho que não seria interessante ir à Olimpíada. Mas, no caso atual, não há alternativa. Quando convocarmos a seleção olímpica, vocês vão olhar e dizer: esta é quase a seleção brasileira”, falou o comandante.