Topo

Mancha se diz vítima de emboscada e revela que quatro integrantes foram baleados

Membros da Mancha foram ao enterro de André Alves Lezo; torcida se diz vítima - Léo Barrilari/Frame/AE
Membros da Mancha foram ao enterro de André Alves Lezo; torcida se diz vítima Imagem: Léo Barrilari/Frame/AE

Do UOL, em São Paulo

26/03/2012 23h08

Nesta segunda-feira, a Mancha Alviverde, principal torcida organizada do Palmeiras, publicou uma carta de repúdio à suspensão imposta pela Federação Paulista de Futebol, que a proibiu de ir aos estádios. De acordo com o documento, a Mancha foi vítima de emboscada da Gaviões da Fiel, teve quatro membros baleados e não merecia a punição. Além disso, a organizada disse que Marco Polo Del Nero, presidente da FPF e conselheiro palmeirense, age como um 'eleitoreiro' para chegar à CBF.

       GAVIÕES E MANCHA SÃO BANIDAS

  • A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou um comunicado na tarde desta segunda-feira para banir as torcidas organizadas Mancha Alviverde e Gaviões da Fiel dos estádios.

    Segundo a entidade que comanda o futebol paulista, a solicitação partiu da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), depois da briga que envolveu cerca de 500 corintianos e palmeirenses na manhã do último domingo, na zona Norte de São Paulo.

Dois integrantes da Mancha foram feridos com gravidade na briga ocorrida no domingo de manhã, na zona Norte de São Paulo, horas antes do clássico Corinthians x Palmeiras. André Alves Lezo morreu e foi enterrado nesta segunda-feira. Vinicius "Zulu" está internado em estado grave, com traumatismo craniano.

O confronto envolveu mais de 500 torcedores e aconteceu na avenida Inajar de Souza. A polícia afirma desconhecer o autor do disparo que matou o torcedor palmeirense.

Por conta da confusão, a Federação Paulista de Futebol divulgou um comunicado nesta segunda banindo a Mancha e a Gaviões dos estádios. Roupas, bandeiras e instrumentos que tenham símbolos das organizadas estão proibidos.

A Gaviões também se manifestou contra a punição. Por meio de sua assessoria de imprensa, a organizada afirmou que a Polícia Militar não tem provas e nem encontrou os responsáveis pela briga, e que seus membros não se envolveram na briga.

Confira a íntegra da carta publicada pela Mancha Alviverde

Enquanto nós choramos a perda de um integrante em um dia de jogo, outro entre a vida e a morte, onde fomos vítimas de uma emboscada cravada a tiros por uma torcida rival, onde a própria polícia reconhecer que estávamos sendo escoltados enquanto eles apareceram de surpresa munidos de rojões, bombas, pedras, toucas ninja, barras de ferro e ARMAS DE FOGO, balearam quatro integrantes de nossa torcida, dois morreram e agora fomos punidos de novo e ainda estamos sendo tachado (sic) pela mídia de criminosos e ainda associados com facções?

Nem revidamos às agressões e sim nos defendemos, afinal nossa camisa agora punida não é colete à prova de balas!

E ainda o delegado manda fazer exame residuográfico de pólvora na mão do irmão do André... que morreu baleado, um brinde à incompetência!

No DECARDI a imprensa não vai, pois lá a própria delegacia afirmará que a MANCHA VERDE NAS INVESTIGAÇÕES FICOU ISENTA DE NENHUM TIPO DE ASSOCIAÇÃO COM NENHUM TIPO DE INVESTIGAÇÃO CRIMINOSA!

ATÉ QUANDO A TORCIDA DO TIME DO EX PRESIDENTE LULA FICA IMPUNE A TUDO? QUE FAZ QUEBRA QUEBRA EM PORTA DE CT AO VIVO NA TV, DÁ TIROS E MATA E NÓS DA MANCHA CARREGAMOS A SINA ETERNA DE VIOLENTOS E AGRESSORES, E AGORA DE CRIMINOSOS?

Agora a TV está caluniando a família da vítima em nome do irmão dele, nos caluniando com ofensas e acusações falsas e a FPF ainda nos pune?

Marco Polo eleitoreiro querendo fazer média pra cargo da CBF e delegadas querendo vereança!!!!

Não aceitamos esse tipo de calúnia.

Nossos projetos sociais, de inclusão ao mercado de trabalho e estudantis, como em comunidades carentes em parcerias com órgãos estaduais e privados nunca são citados ou revelados, e pela segunda vez em um ano, COM A MESMA TORCIDA, FOMOS VÍTIMAS E ESTAMOS SENDO TRATADOS COMO OS AGRESSORES.

Chega de hipopcrisia (sic)! É uma família que enterra um filho, outra ora pelo seu que está em estado gravíssimo e nós que perdemos nossos amigos!

E não temos vínculo com nada a não ser com nossa consiência (sic) de sempre levar o nome do Palmeiras onde seja.

DIRETORIA

MANCHA ALVIVERDE

HISTÓRICO DE CONFUSÕES ENTRE TORCIDAS DO CORINTHIANS E PALMEIRAS

BRIGA COM 500 TORCEDORES RESULTA NA MORTE DE TORCEDOR PALMEIRENSE

O torcedor do Palmeiras André Alves, de 21 anos, mais conhecido como "Lezo", morreu na noite deste domingo após uma briga com torcedores corintianos durante a manhã.

A polícia investiga se o encontro foi combinado na internet. A grande quantidade de objetos usados para o confronto é um indício de que a briga já estava agendada. Barras de ferro, fogos de artifícios e armas de fogos foram usadas na confusão. LEIA MAIS
HOSPITAL CONFIRMA MORTE CEREBRAL DE SEGUNDO TORCEDOR PALMEIRENSE

O torcedor palmeirense Guilherme Vinicius Jovanelli Moreira, internado desde domingo após um traumatismo craniano, teve morte encefálica nesta terça. A informação foi divulgada pelo hospital São Camilo, que disse que o jovem de 19 anos respira por aparelhos.

Guilherme, conhecido como Vinicius Zulu, estava envolvido na briga generalizada entre torcidas organizadas de Corinthians e Palmeiras no último domingo, horas antes do clássico. LEIA MAIS
PEDRAS NO ÔNIBUS DO PALMEIRAS E INÍCIO DE BRIGA GENRALIZADA

Um ônibus que levava torcedores do Palmeiras para duelo no interior foi atingido por pedras atiradas por corintianos, em frente à sede da torcida alvinegra Pavilhão 9. O episódio ocorreu no dia 5 de fevereiro. Os palmeirenses desceram do ônibus e iniciaram briga com corintianos. A PM impediu que houvesse briga generalizada. Foram detidos 15 torcedores. Não houve feridos com gravidade. A Justiça proibiu a presença da torcida Pavilhão 9 nos jogos do Corinthians. LEIA MAIS
TORCEDOR CORINTIANO MORRE APÓS PERSEGUIÇÃO DE PALMEIRENSES

Douglas Silva foi espancado e morto por dezenas de torcedores do Palmeiras em uma praça na Marginal Tietê, em agosto de 2011. Mesmo sem uniforme do Corinthians, Douglas foi reconhecido por uma pessoa, que avisou aos palmeirenses a preferência pelo Corinthians. Douglas estava com dois amigos e ainda tentou fugir, mas não resistiu aos ferimentos. O caso é investigado pela polícia LEIA MAIS
BALA DE FOGO EM VEZ DE BORRACHA EM CLÁSSICO EM PRESIDENTE PRUDENTE

A Polícia Militar demonstrou despreparo ao monitorar torcedores do Palmeiras em clássico contra o Corinthians, em Presidente Prudente, em agosto de 2011. Em vez de balas de borracha para dispersar a torcida, os PMs atiraram com armas calibre 12. Dois torcedores do Palmeiras foram baleados, sendo um deles Lucas Alves, irmão de André Alves, que morreu neste domingo em briga generalizada. Após o episódio no interior, a Mancha Alviverde foi proibida de ir a jogos. LEIA MAIS
PALMEIRENSES ARREMESSAM BARRA DE FERRO DO TOBOGÃ E ASSUSTAM PESSOAS

Torcedores do Palmeiras arremessaram uma barra de ferro do tobogã. O objeto caiu no estacionamento do estádio, mas não atingiu ninguém. A polícia militar foi acionada para acalmar os ânimos dos torcedores palmeirenses, que protestavam no Pacaembu após derrota diante do Corinthians, 1 a 0, em agosto de 2010, pelo Brasileirão. LEIA MAIS