Topo

Após tropeços, Fla inicia série decisiva para salvar 1º semestre e evitar nova crise

Ronaldinho admitiu que situação do time é complicada no Carioca e na Libertadores - André Portugal/ VIPCOMM
Ronaldinho admitiu que situação do time é complicada no Carioca e na Libertadores Imagem: André Portugal/ VIPCOMM

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/03/2012 06h10

Apresentado como solução para os problemas do clube e vivendo uma lua de mel com a torcida desde que chegou ao Flamengo, o técnico Joel Santana sabe que a situação de sua equipe atualmente não é das melhores. Após mais um tropeço, na última quarta, contra o Olimpia-PAR, e longe de confirmar a classificação nas duas competições disputadas, o treinador terá uma série decisiva nos próximos dias para salvar o primeiro semestre do ano do time e evitar uma nova crise na Gávea.

JOEL DESCARTA DESCANSO A TITULARES PARA JOGO DE DOMINGO E FAZ ALERTA

  • Jorge Saenz/ AP Photo

    Joel Santana não planeja poupar os titulares para a próxima partida do Flamengo, neste domingo, às 16h. Insatisfeito com o desempenho do time na derrota para o Olimpia pela Copa Libertadores e consciente de que a pressão poderá aumentar em caso de derrota para o Bangu pelo Estadual do Rio, o treinador faz um alerta aos jogadores

O primeiro desafio com aspecto de final será no próximo domingo, pelo Campeonato Carioca, contra o Bangu, em Macaé. Com 12 pontos e restando três jogos para o fim da fase de classificação da Taça Rio, o Flamengo precisa vencer e torcer por tropeços de Botafogo e Macaé, adversários diretos na briga por uma das vagas do grupo A para as semifinais do torneio.

Em seguida, na próxima quarta-feira, em confronto de "vida ou morte" pela Copa Libertadores, o rubro-negro vai ao Equador enfrentar o Emelec. O time tem apenas cinco pontos em quatro jogos e precisa de um resultado positivo se ainda quiser sonhar com a vaga nas oitavas de final da competição sul-americana. Além disso, terá que torcer por um empate no duelo de líderes do grupo 2 entre Lanús-ARG e Olimpia-PAR.

Craque do time e principal esperança para reverter a situação incômoda em ambas as tabelas, Ronaldinho Gaúcho foi breve com as palavras, mas demonstrou bem a preocupação dos rubro-negros. "Está complicado. Não dá mais para dar mole. Temos que ganhar", disse ao UOL Esporte, durante o desembarque do time no Rio de Janeiro, na última quinta-feira.

Mesmo longe do grupo que disputa a primeira fase da Libertadores, o atacante Diego Maurício endossou o coro do companheiro e decretou que o Flamengo não pode mais perder pontos nas próximas partidas.

"Não jogamos bem, os últimos resultados não foram nada bons e a situação ficou bem delicada. Precisamos vencer os próximos jogos de qualquer maneira. Temos que firmar uma posição entre os primeiros colocados para não termos problemas com classificação. Pela grandeza do Flamengo, não podemos nem pensar em ficar de fora dessas duas competições", alertou o atacante.

Fora da relação inicial da competição sul-americana por conta de uma cirurgia no início do ano, Diego espera dar sua contribuição no Estadual e torce pelos companheiros para poder realizar o sonho de disputar a Libertadores na segunda fase. "No Carioca eu ainda posso entrar em campo e fazer a minha parte, mas na Libertadores tenho que ficar só na torcida, infelizmente. Quero o Flamengo classificado para espantar qualquer problema, entrar na lista da segunda fase e realizar um sonho. Estou ali batendo na porta, ansioso por uma vaguinha [risos]", disse o jogador.

Apesar da necessidade e da pressão por uma vitória já neste fim de semana, o Flamengo terá pouco tempo para corrigir os erros da derrota da última quarta-feira e se preparar para a partida contra o Bangu. O time fará um treino regenerativo nesta sexta e uma atividade recreativa no sábado, antes da viagem para Macaé, onde joga no domingo.