• ENTRE
Topo

Defesa 'paga conta' por fracassos e vira prioridade na reformulação do Flamengo

David perdeu espaço com as fracas atuações da defesa do Fla e virou "moeda de troca" - Alexandre Vidal/ Fla Imagem
David perdeu espaço com as fracas atuações da defesa do Fla e virou "moeda de troca" Imagem: Alexandre Vidal/ Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/04/2012 06h10

As eliminações na Libertadores e no Campeonato Carioca definiram os novos "vilões" no time do Flamengo. Com os seguidos problemas do primeiro semestre e as saídas de David Braz e Gustavo, a defesa rubro-negra acabou pagando a conta pelo fraco desempenho do time no início da temporada. Desfalcado e questionado, o setor agora virou prioridade na reformulação total que a diretoria pretende realizar no futebol do clube.

VEJA QUEM SOBE E QUEM DESCE NO FLA

  • Jorge Saenz/ AP Photo

    Com um elenco milionário e de volta à Copa Libertadores, o Flamengo apostava suas fichas no primeiro semestre de 2012. No entanto, com inúmeras polêmicas e um fraco desempenho dentro de campo, o início da temporada foi um fracasso, com as eliminações na competição sul-americana e no Campeonato Carioca. O brilho de Vagner Love e a personalidade de Deivid contrastaram com a queda brusca de Ronaldinho Gaúcho nesse período. O UOL Esporte analisou o desempenho dos principais jogadores do elenco rubro-negro nestas competições e mostra quem subiu e quem desceu após a campanha neste primeiro semestre

A obrigação de uma grande contratação para o setor ganhou força na pauta de mudanças principalmente após o time praticamente definir as chegadas de Cáceres, do Libertad-PAR, e Ibson, do Santos, para acertarem o meio campo. Com o ataque resolvido, resta apenas uma solução para a defesa do rubro-negro.

Titulares nos últimos jogos, Marcos Gonzáles e Welinton estão garantidos para a sequência da temporada, mas ainda não contam com a confiança de diretoria e comissão técnica. A ideia da cúpula do clube é buscar uma grande contratação que chegue com o status de solução imediata para o velho problema.

Ainda no início de abril, o vice jurídico do rubro-negro, Rafael De Piro, viajou para a Itália com a intenção de acertar o retorno de Juan. No entanto, o zagueiro da Roma não aceitou a proposta e frustrou a primeira tentativa do clube. A diretoria não desistiu de um grande nome e seguiu a busca na Europa, mas a decisão por um nome ainda não foi tomada.

"Se analisarmos o histórico recente, é um setor problemático. Estamos acertando o time aos poucos e não podemos esconder a prioridade pela defesa. A preferência era o Juan, mas todos sabem que infelizmente não rolou. Vamos seguir buscando e pensamos, sim, em um grande nome", afirmou o vice de relações externas, Walter Oaquim.

O técnico Joel Santana, em entrevista logo após a eliminação na Taça Rio, também não escondeu a desconfiança em sua zaga. "Não adianta o ataque fazer três, quatro gols, se a defesa não resolve lá atrás. Temos que ter um carinho maior e olhar por este setor do time", analisou na época.

Enquanto aguarda um reforço para a zaga, Joel Santana analisa novos nomes que deixarão o time, aguarda a definição do clube por um diretor executivo de futebol e prepara o Flamengo para a estreia do Campeonato Brasileiro, no próximo dia 20 de maio, contra o Sport, em Pernambuco. Dentro e fora de campo, o clube da Gávea tenta se organizar para não repetir os erros do primeiro semestre e fracassar em mais uma campanha.

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade