Topo

Zinho deixa cargo na TV e é aguardado no Fla para anúncio oficial como novo diretor

Zinho será anunciado como novo diretor e terá oportunidade de reencontrar Adriano - Marcelo Sayão/ EFE
Zinho será anunciado como novo diretor e terá oportunidade de reencontrar Adriano Imagem: Marcelo Sayão/ EFE

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/05/2012 13h29

Após muitas especulações, o nome de Zinho será confirmado nesta segunda-feira como novo diretor executivo de futebol do Flamengo. O ex-jogador rubro-negro se reuniu com o canal Fox Sports, onde atuava como comentarista, nesta manhã para confirmar seu desligamento e irá se encontrar na parte da tarde com a cúpula do clube na Gávea. Na reunião, serão formalizados os últimos detalhes do acordo e será feita a assinatura do contrato.

Zinho foi sondado no início da última semana e recebeu um convite oficial na sexta-feira. A proposta seduziu o ex-jogador, que já comandou o futebol do Nova Iguaçu. Ele pediu apenas que pudesse se desligar de uma maneira tranquila do canal de esportes na TV por assinatura antes de firmar o vínculo com o Flamengo.

Em função dos episódios da última semana, com discursos confusos, os membros da diretoria do clube evitam falar sobre o assunto de maneira oficial, mas já dão como certa a chegada do novo executivo para comandar o futebol do Flamengo. A ideia é que o tetracampeão mundial pela seleção brasileira seja anunciado ainda nesta segunda.

Nome de preferência do vice de relações externas, Walter Oaquim, do vice de finanças, Michel Levy, e do vice de futebol, Paulo César Coutinho, o novo diretor sempre ocupou o cargo de favorito ao cargo desde as primeiras conversas da diretoria. No entanto, as tentativas do técnico Joel Santana por pessoas da sua confiança, como Paulo Angioni e Luis Henrique de Menezes, atrasaram o processo de contratação de Zinho.

Jovem e com um perfil de escutar bem ordens superiores, o ex jogador se encaixa nos planos da cúpula do futebol rubro-negro. Mesmo com a figura do diretor, Oaquim, Levy e Coutinho não querem deixar de participar diretamente das decisões relacionadas ao elenco. Prova disso é que todas as contratações que serão feitas para a sequência da temporada nem sequer passarão pelo crivo do novo executivo.

Reforços fazem exames

Além do nome de Zinho para diretor executivo de futebol, a diretoria do Flamengo espera anunciar até terça os novos reforços do elenco. O volante Amaral, do Nova Iguaçu, e o meia Jorge Luiz, do Friburguense, já acertaram com o rubro-negro e aguardam apenas o "ok" do departamento médico após os exames realizados nesta segunda para assinarem contrato e vestiram a camisa.

Além dos dois, a diretoria aguarda o fim da participação de Ibson e Cáceres na Libertadores para se pronunciar de maneira oficial sobre a chegada dos meias. O volante do Libertad-PAR, inclusive, já assinou um pré-contrato com o Flamengo e foi o primeiro reforço acertado para a sequência da temporada.