Topo

Na areia, Dida descarta despedida dos gramados e diz que pode voltar a um clube brasileiro

Dida, goleiro com passagens pelo Corinthians - Folhapress
Dida, goleiro com passagens pelo Corinthians Imagem: Folhapress

Pedro Taveira

Do UOL, em São Paulo

08/05/2012 15h14

O goleiro Dida está de volta ao futebol. Mas não dentro dos campos, como sempre fez. O desafio agora será nas areias. O ex-camisa 1 da seleção brasileira defenderá o Milan no Mundialito de Clubes de Beach Soccer, em uma experiência que pode até servir como vitrine para um possível retorno aos gramados.

Aos 38 anos, Dida não disputa uma partida oficial há dois anos. O jogador, porém, nunca fez questão de um jogo de despedida. A ideia “não passa por sua cabeça” porque ele ainda vislumbra voltar a atuar profissionalmente.

“Não descarto a possibilidade. Alguns clubes me procuraram”, afirmou Dida, em seu característico estilo de poucas palavras, ao UOL Esporte.

O atleta, que vive em Belo Horizonte desde o ano passado, nunca teve sua aposentadoria declarada oficialmente e desconversou quando questionado sobre quais seriam as equipes que teriam manifestado interesse nele. Ele só se soltou quando as perguntas diziam respeito ao Milan e seu novo desafio na areia.

“A diretoria do Milan fez questão que eu participasse. Aceitei e estou aqui com o grupo. Tenho uma relação de amizade com todos aqui e sempre participo de eventos beneficentes”, disse o arqueiro, que está reunido com o elenco italiano em Mongaguá, no litoral sul paulista.

Sem treinar há um ano e mantendo a forma física graças a corridas e musculação, Dida vê a adaptação à areia como seu maior problema. Conhecido por ser um exímio pegador de pênaltis, o goleiro sorriu quando levantada a possibilidade de levar a fama ao Beach Soccer.

“Estou há praticamente dois anos sem jogar, começando do zero, aprendendo a me deslocar na areia. Não sei o que vai acontecer”, falou o jogador.

Sobre a fase atual dos goleiros brasileiro, Dida não quis comentar. Presente em três Copas do Mundo, sendo titular na Alemanha em 2006, o goleiro novamente desconversou: “estou preocupado somente com o Milan.”

O Mundialito de futebol de areia será realizado na represa de Guarapiranga, em São Paulo, entre os dias 12 e 19 de maio. Além do Milan, disputam o torneio Vasco, Santos, Flamengo, São Paulo, Corinthians, Boca Juniors (ARG), Barcelona (ESP), Seattle Sounders (EUA), Sporting (POR), Lokomotiv (RUS) e Al-Ahli (EAU).