Topo

Conselheiros do Palmeiras pressionam WTorre por arquibancadas móveis na Arena

Maquete da Arena Palestra com a nova estrutura metálica na parte externa - Roberto Setton/UOL Esporte
Maquete da Arena Palestra com a nova estrutura metálica na parte externa Imagem: Roberto Setton/UOL Esporte

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

09/05/2012 15h00

Conselheiros do Palmeiras aproveitaram a reunião da última segunda-feira na Academia de Futebol para organizarem um abaixo-assinado pressionando a WTorre para que a Nova Arena tenha a tecnologia conhecida como Stehplatz, sistema que deixa o estádio com cadeiras móveis, que podem ser retiradas de acordo com o evento.

A inovação foi prometida pela construtora verbalmente, mas não está no contrato. Diante de algumas dificuldades financeiras, há a possibilidade de que esse tipo de arquibancada não seja mais instalada para economia de custos pela WTorre. 

Conselheiros, no entanto, querem que a parceira mantenha a palavra, especialmente por saber que o Corinthians e o Grêmio também devem adotar o Stehplatz nos seus novos estádios.

Com o sistema, a nova casa do Palmeiras poderia ganhar até dez mil lugares extras. As cadeiras da parte de trás do gol seriam retiradas e a capacidade do local aumenta, passando para mais de 55 mil lugares no total. Essa inovação seria permitida apenas em eventos que não são Fifa, já que a entidade máxima exige que todos os lugares sejam cadeirados em seus eventos.

Outra possibilidade com esse tipo de inovação é preservar as cadeiras em dias de shows, quando o público é diferente do tradicional. 

A WTorre, que já foi notificada via e-mail do movimento organizado por conselheiros da Chapa Academia, alega internamente que pode ter dificuldades para armazenar as cadeiras móveis.