Topo

Em lista "monitorada" por Marin, Mano chama Pato de volta e exclui Ronaldinho da seleção

Alexandre Pato, que estava machucado neste começo de ano, volta à seleção brasileira - Franck Fife/France Presse
Alexandre Pato, que estava machucado neste começo de ano, volta à seleção brasileira Imagem: Franck Fife/France Presse

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/05/2012 10h15

A volta do atacante Alexandre Pato, do Milan, e uma base olímpica foram as novidades do técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, para os amistosos contra Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina. Em anúncio nesta sexta-feira, ele deixou de fora Ronaldinho, do Flamengo.

Daniel Alves, David Luiz, Hulk, Jefferson, Marcelo e Thiago Silva são os únicos da lista do treinador acima de 23 anos. Na Olimpíada, o time terá direito a apenas três atletas acima dos 23 anos.

A convocação do técnico foi a primeira na era do novo presidente da CBF, José Maria Marin, que fez questão de estar presente nesta sexta na divulgação e confirmou ter acesso à lista antecipadamente.

VEJA A LISTA DE CONVOCADOS

GOLEIROS
Jefferson (Botafogo)
Rafael (Santos)
Neto (Fiorentina-ITA)
LATERAIS
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Danilo (Porto-POR)
Alex Sandro (Porto-POR)
ZAGUEIROS
Thiago Silva (Milan-ITA)
David Luiz (Chelsea-ING)
Bruno Uvini (Tottenham-ING)
Juan (Inter de Milão-ITA)
 
VOLANTES
Rômulo (Vasco)
Casemiro (São Paulo)
Sandro (Tottenham-ING)
MEIAS
Ganso (Santos)
Oscar (Internacional)
Lucas (São Paulo)
Giuliano (Dnipro-UCR)
ATACANTES
Neymar (Santos)
Leandro Damião (Internacional)
Wellington Nem (Fluminense)
Alexandre Pato (Milan-ITA)
Hulk (Porto-POR)

A atitude do novo mandatário é diferente da de seu antecessor, Ricardo Teixeira, que não costumava aparecer nestes eventos. Esta semana, em visita à Fifa para debater assuntos sobre a Copa do Mundo, o dirigente máximo da CBF disse que não gostaria de ver Ronaldinho nos Jogos Olímpicos.

O presidente da CBF chegou a declarar que quer tomar conhecimento da lista definitiva que vai aos Jogos em um período de 48 horas antes de sua divulgação oficial. Esboçou total desconfiança quanto aos métodos do treinador ao falar que quer evitar “truques”.

“Não adianta me dizer que tal ou tal jogador está estourando num campeonato totalmente desconhecido. Conheço todos os truques”, falou durante a semana.

NETO CRITICA A CONVOCAÇÃO

"Desse jeito o Mano quer cair, não?". Leia mais

Nesta sexta, antes da convocação, ele confirmou que teve acesso aos nomes de maneira antecipada. Mas hoje reiterou que não influenciou nas escolhas. “É a primeira convocação da nossa seleção que é feita a nossa posse como presidente da confederação brasileira e revogar a maior confiança no trabalho do Mano”, falou o dirigente

“Quero dizer aos senhores que tomei conhecimento antecipado dos nomes que vão ser mencionados. Essa lista e relação e permanece intacta. Não conversei com eles antes. Não sugeri nada, não influenciei em nada para que tivessem a maior liberdade para chamar quem acham os melhores. A lista me apresentada permaneceu intacta”, continuou.

As partidas contra Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina serão as últimas antes da disputa dos Jogos Olímpicos de Londres.

O Brasil encara a Dinamarca no dia 26 de maio, em Hamburgo, na Alemanha; os Estados Unidos, no dia 30 de maio, em Washington; o México, no dia 3 de junho, em Dallas; e a Argentina, no dia 9 de junho, em New Jersey.