Topo

Sem surpresas, Neymar é eleito craque e Santos domina seleção dos melhores do Paulista

Neymar, artilheiro com 20 gols, recebe o prêmio de melhor jogador do Paulistão - Leonardo Soares/UOL
Neymar, artilheiro com 20 gols, recebe o prêmio de melhor jogador do Paulistão Imagem: Leonardo Soares/UOL

Do UOL, em São Paulo

14/05/2012 23h53

O que era mais do que previsto, foi confirmado na noite desta segunda-feira. Artilheiro do Paulistão 2012 com 20 gols, o craque Neymar, do Santos, foi eleito o melhor jogador da competição, em cerimônia realizada em casa noturna na capital. Depois de envolver-se em pequena confusão em sua chegada ao local, o camisa 11 recebeu troféus ainda como um dos melhores atacantes, artilheiro e "O cara" do torneio, prêmio que ele disputava com Lucas e Paulinho. 

A seleção do campeonato, como já havia sido anunciada, foi dominada pelo Santos, que incluiu quatro jogadores entre os 11 escolhidos: Rafael (melhor goleiro), Edu Dracena (um dos dois melhores zagueiros) e Paulo Henrique Ganso (melhor meia) foram os outros santistas premiados da noite. Tricampeões, os jogadores e comissão técnica foram chamados um a um para receber a medalha de ouro. Apenas Muricy Ramalho, que foi embora antes do fim, não subiu ao palco.

Oziel, lateral direito do Guarani, Rhodolfo, zagueiro do São Paulo, Cortêz, lateral esquerdo do São Paulo, Marcos Assunção, volante do Palmeiras, Paulinho, volante do Corinthians, Lucas, meia do São Paulo e Hernane, atacante do Mogi Mirim, completaram a seleção. Vadão, vice-campeão com o Guarani, foi escolhido o melhor técnico. O troféu de revelação do campeonato foi para as mãos de Romarinho, do Bragantino. O jovem atacante, aliás, tem propostas de grandes clubes do país, inclusive do Santos, e deve deixar a equipe de Bragança Paulista em breve. 

FÃ ARRANCA BRINCO DE NEYMAR, IRRITA O JOGADOR E É AGREDIDO POR SEGURANÇA

  • LEO BARRILARI/FRAME

    Como de costume, a chegada de Neymar em eventos é bastante tumultuada, com a presença de dezenas de fãs e repórteres. Nesta segunda-feira, no prêmio da FPF (Federação Paulista de Futebol), a história se repetiu, mas acabou com um problema para o craque. Um fã foi tietar o santista e acabou arrancando o brinco do jogador. Assim que percebeu a falta, o camisa 11 ficou bastante nervoso e recuperou a joia graças a seu segurança, que partiu agrediu o garoto.

Muitas vezes criticados por jogadores e torcida, os árbitros também foram homenageados. Wilson Luiz Seneme foi eleito o melhor juiz do estadual, acompanhado pelos assistentes Vicente Romano Neto e Marcelho Carvalho Van Gasse, que compuseram o melhor trio de arbitragem. Pelo bom desempenho, eles receberam um prêmio de R$ 150 mil. 

Chamado ao palco pelo narrador Cleber Machado, da TV Globo, para receber o prêmio de craque do torneio, Neymar sorriu ao ver que a organização da festa colocou a música "Eu quero tchu, eu quero tcha" em "homenagem" ao craque, que comemorou grande parte de seus 20 gols com a dança do hit. Empolgado, Cleber "pediu" à Joia que entrasse na brincadeira e fizesse a coreografia com as dançarinas. Neymar, porém, mostrou desconhecida timidez e não dançou.

A festa contou ainda com uma homenagem ao ex-goleiro Marcos, que deixou os gramados no início de 2012, após bela trajetória pelo Palmeiras. Depois de uma exibição de momentos e lances da carreira, que deixaram o pentacampeão mundial emocionado, ele subiu ao palco acompanhado da filha e recebeu uma luva e uma placa. Segurando as lágrimas, o ex-jogador revelou ter tomado um copo de whisky antes da premiação para tentar se acalmar e controlar o nervosismo pela situação.

CONFIRA A SELEÇÃO DO CAMPEONATO PAULISTA 2012

Goleiro:
Rafael (Santos
Lateral direito:
Oziel (Guarani
Zagueiro:
Edu Dracena (Santos
Zagueiro:
Rhodolfo (São Paulo)
Lateral esquerdo:
Cortêz (São Paulo)
Volante:
Paulinho (Corinthians)
Volante:
Marcos Assunção (Palmeiras)
Meia:
Lucas (São Paulo)
Meia:
P.H. Ganso (Santos)
Atacante:
Neymar (Santos)
Atacante:
Hernane (Mogi Mirim)
Técnico:
Vadão (Guarani)

CONFIRA OS OUTROS PREMIADOS DO CAMPEONATO PAULISTA

Craque do Paulista:
Neymar (Santos
Artilheiro:
Neymar (Santos)
Revelação:
Romarinho (Bragantino)
Craque do interior:
Fumagalli (Guarani)