UOL futebol

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/05/25/final-copa-do-rei.htm
  • Barcelona se despede de Guardiola com título da Copa do Rei e novo recorde de Messi
  • 25/05/2017
  • UOL Esporte - Futebol
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
Messi fez seu 78º gol na temporada na vitória sobre o Athletic e superou marca de Pelé

Messi fez seu 78º gol na temporada na vitória sobre o Athletic e superou marca de Pelé

25/05/2012 - 18h48

Barcelona se despede de Guardiola com título da Copa do Rei e novo recorde de Messi

Do UOL, em São Paulo

Pep Guardiola se despediu do comando do Barcelona com alguns ingredientes que marcaram quase toda sua passagem pelo clube. Título, outro recorde de Messi e mais uma bela apresentação, principalmente no primeiro tempo. O time catalão aplicou fáceis 3 a 0 no Athetic Bilbao, em Madri, e conquistou a Copa do Rei.

A final, porém, teve contornos políticos. Athletic Bilbao e Barcelona, equipes do País Basco e da Catalunha, respectivamente, estão em regiões separatistas da Espanha e que têm conflitos históricos com o país. No momento de sua execução, o hino espanhol teve o tempo encurtado para abafar as vaias dos torcedores presentes no estádio Vicente Calderón.

Dentro de campo, Lionel Messi segue ampliando seus recordes na carreira. O astro argentino atingiu a marca de 78 gols na temporada, superando Pelé, que fez 77 tentos no ano de 1958. O jogo, aliás, encerrou a era Guardiola à frente do Barcelona --ele será substituído por Tito Vilanova.

Em quatro anos, Pep transformou o time catalão em uma das melhores equipes de todos os tempos. Foram 14 títulos, incluindo três do Campeonato Espanhol, dois da Liga dos Campeões e outros dois do Mundial de Clubes da Fifa. Mas ainda não havia alcançado nenhum troféu nesta temporada.

Perdeu o Espanhol para o rival Real Madrid e acabou sendo eliminado dentro de casa pelo Chelsea na semifinal da Liga dos Campeões. Diante disso, seus atletas haviam prometido um título em sua despedida. E o começo de jogo mostrou aquele ‘apetite’ presenciado em grande parte de suas partidas sob o seu comando.

Logo aos 2min, após cobrança de escanteio, Piqué desviou, e Pedro finalizou para o fundo das redes. O domínio do time catalão era nítido. O Athletic de Bilbao sequer atacava. Diante disso, o segundo gol era questão de tempo. E surgiu. Aos 20min, Messi recebeu bela assistência de Iniesta e, com o pé direito, anotou seu 78º gol na temporada.

A facilidade era grande. Apenas dois minutos mais tarde, Pedro bateu cruzado e anotou o terceiro. Para o segundo tempo, o Athletic até deu alguns sustos. Pérez tentou fazer um gol a la Messi. Mas, apesar de diminuir o ritmo, o time catalão manteve o controle. E só esperou o apito final para se despedir de Guardiola com outro título.

Placar UOL no iPhone