Topo

Barcelona se despede de Guardiola com título da Copa do Rei e novo recorde de Messi

Messi fez seu 78º gol na temporada na vitória sobre o Athletic e superou marca de Pelé - Juan Carlos Hidalgo/EFE
Messi fez seu 78º gol na temporada na vitória sobre o Athletic e superou marca de Pelé Imagem: Juan Carlos Hidalgo/EFE

Do UOL, em São Paulo

25/05/2012 18h48

Pep Guardiola se despediu do comando do Barcelona com alguns ingredientes que marcaram quase toda sua passagem pelo clube. Título, outro recorde de Messi e mais uma bela apresentação, principalmente no primeiro tempo. O time catalão aplicou fáceis 3 a 0 no Athetic Bilbao, em Madri, e conquistou a Copa do Rei.

A final, porém, teve contornos políticos. Athletic Bilbao e Barcelona, equipes do País Basco e da Catalunha, respectivamente, estão em regiões separatistas da Espanha e que têm conflitos históricos com o país. No momento de sua execução, o hino espanhol teve o tempo encurtado para abafar as vaias dos torcedores presentes no estádio Vicente Calderón.

Dentro de campo, Lionel Messi segue ampliando seus recordes na carreira. O astro argentino atingiu a marca de 78 gols na temporada, superando Pelé, que fez 77 tentos no ano de 1958. O jogo, aliás, encerrou a era Guardiola à frente do Barcelona --ele será substituído por Tito Vilanova.

Em quatro anos, Pep transformou o time catalão em uma das melhores equipes de todos os tempos. Foram 14 títulos, incluindo três do Campeonato Espanhol, dois da Liga dos Campeões e outros dois do Mundial de Clubes da Fifa. Mas ainda não havia alcançado nenhum troféu nesta temporada.

Perdeu o Espanhol para o rival Real Madrid e acabou sendo eliminado dentro de casa pelo Chelsea na semifinal da Liga dos Campeões. Diante disso, seus atletas haviam prometido um título em sua despedida. E o começo de jogo mostrou aquele ‘apetite’ presenciado em grande parte de suas partidas sob o seu comando.

Logo aos 2min, após cobrança de escanteio, Piqué desviou, e Pedro finalizou para o fundo das redes. O domínio do time catalão era nítido. O Athletic de Bilbao sequer atacava. Diante disso, o segundo gol era questão de tempo. E surgiu. Aos 20min, Messi recebeu bela assistência de Iniesta e, com o pé direito, anotou seu 78º gol na temporada.

A facilidade era grande. Apenas dois minutos mais tarde, Pedro bateu cruzado e anotou o terceiro. Para o segundo tempo, o Athletic até deu alguns sustos. Pérez tentou fazer um gol a la Messi. Mas, apesar de diminuir o ritmo, o time catalão manteve o controle. E só esperou o apito final para se despedir de Guardiola com outro título.