Topo

Sócios protestam contra diretoria e podem "induzir" Santos a mandar semifinal no Morumbi

Romário Araujo, 21 anos, era um dos associados que não tinha ingressos e protestou - Samir Carvalho/UOL
Romário Araujo, 21 anos, era um dos associados que não tinha ingressos e protestou Imagem: Samir Carvalho/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

25/05/2012 12h20

Os sócios do Santos fizeram um protesto contra a diretoria antes do duelo contra o Vélez Sarsfield, da Argentina, pois estão insatisfeitos com o sistema de associados do clube, intitulado “sócio-rei”. A principal revolta é devido à falta de espaço na Vila para suportar os torcedores, fato que pode “induzir” os dirigentes santistas a mandar o primeiro jogo da semifinal da Copa Libertadores da América, diante do Corinthians, no estádio do Morumbi.

Os sócios se espalharam no entorno do estádio para distribuir panfletos com as reclamações, revoltados principalmente com a cota de apenas 5 mil ingressos disponibilizados para o jogo.

"Não queremos ser tratados como reis, apenas como sócios. Afinal, como o próprio Laor (Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, presidente do clube) disse quando assumiu a presidência: os sócios são os donos do clube", relata um trecho um do protesto.

Muitos sócios não conseguiram entradas para o duelo contra os argentinos e tiveram que negociar ingressos a R$ 160 com cambistas. Após o jogo contra o Vélez, o técnico Muricy Ramalho revelou que a diretoria está com dificuldades para atender a demanda dos associados, e que o provável  motivo de preterir a Vila Belmiro não era apenas financeiro.

"O que me foi explicado pela diretoria é que não é um problema financeiro, mas pelo número de sócios que o Santos possui, que aumentou muito e a Vila não comporta", disse Muricy.

Entre as reclamações nos panfletos espalhados na Vila, os sócios cobram o "não recebimento da revista Santástico", "não recebimento de carteirinhas e boletos", “problemas com login e senha no primeiro acesso ao site”, “muita espera e péssimo atendimento via telefone”, "cobrança duplicada", "problemas para entrar na Vila por conta de excesso de torcedores", “inicio de vendas de ingressos em cima da hora e sem divulgação pelo clube” e "nenhuma vantagem real para quem migrou para planos mais caros".

A venda de ingressos para sócios no duelo contra o Vélez gerou muita confusão. Os torcedores não conseguiram comprar os bilhetes, pois o portal utilizado pelos associados sofreu uma tentativa de invasão e ficou inativo. Por conta disso, a torcida resolveu protestar e ameaçou invadir o estádio. A Policia Militar teve que acalmar a revolta do grupo.