Topo

Vasco vê assédio por atletas em fim de contrato; agentes minimizam atraso salarial

Fellipe Bastos e Éder Luis têm acordo de empréstimo no fim; Dedé é protegido por multa - Ricardo Cassiano/UOL
Fellipe Bastos e Éder Luis têm acordo de empréstimo no fim; Dedé é protegido por multa Imagem: Ricardo Cassiano/UOL

Luiz Gabriel Ribeiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/05/2012 06h04

Em dificuldades financeiras, o Vasco encontra obstáculos para segurar jogadores em fim de contrato. Por enquanto, o clube tenta alternativas para resolver os atrasos salariais e usa o bom relacionamento com os empresários dos atletas para chegar a um resultado favorável nas negociações. Agentes de jogadores como Eder Luis, Fellipe Bastos e Fagner minimizam os problemas causados pelos dois meses sem pagamento de salários – além de premiações – e asseguram que o clube de São Januário tem prioridade na negociação para renovação com seus clientes.

Eder Luis é um dos nomes mais comentados no mercado da bola. O atacante vascaíno é observado de perto pelo Grêmio, que espera o melhor momento para avançar. Empresário do atleta, Márcio Bittencourt já destacou que o Vasco tem prioridade para ficar com o atleta, que tem contrato de empréstimo até o dia 30 de junho. Para mantê-lo, o Vasco terá que pagar 4 milhões de euros ao Benfica.

O agente destaca que a prioridade é do Vasco até o dia em que o contrato do jogador terminar. Apesar da crise financeira, o clube já fez sua primeira tentativa com o clube português. “Fiquei sabendo da primeira proposta do Vasco. O que precisa ser feito é esperar. O prazo de prioridade vence quando vencer o contrato”, comentou.

Bittencourt também defende os interesses de Fellipe Bastos. O volante está ligado ao Benfica e com contrato de empréstimo junto ao Vasco por mais um mês. Ele sofre um assédio menor de equipes brasileiras se comparado a Eder Luis, mas já foi especulado como alvo do Palmeiras.

Outro nome importante do elenco cruzmaltino, Fagner está ligado ao clube até o fim do ano e poderá assinar pré-contrato com outro time no segundo semestre da temporada. Em contato com o UOL Esporte, o empresário Carlos Leite afirmou que o Vasco já iniciou as negociações para segurar o lateral direito. As dificuldades que o clube vive não são problema para um acerto nos próximos meses, segundo o agente.

“Estamos conversando e vamos buscar uma solução até o fim do ano. Se isso vai acontecer ou não, vamos ver. É sim ou não. O salário atrasado sempre aconteceu, desde que ele chegou ao Vasco. Nunca foi motivo de insatisfação e não há nenhum tipo de situação que possa influenciar um acordo”, explicou Leite.

Um dos líderes do Vasco, Fernando Prass comentou sobre as dificuldades financeiras que o clube vive e a necessidade de manter a base. “Os valores são em euros e são jogadores que têm muito mercado. Tem que se tomar cuidado. O Vasco conseguiu retomar esse caminho de disputar títulos e não é fácil manter uma regularidade como essa. Tudo isso vem do trabalho de longo prazo, da base que foi formada. Se a gente perder dois ou três jogadores e conseguir repor, o trabalho continua. Mas não podemos perder uma grande quantidade, porque aí fica difícil repor à altura”, analisou o goleiro em entrevista à Rádio Brasil.

Além do trio formado por Eder Luis, Fellipe Bastos e Fagner, o Vasco também tem outros problemas a resolver. O contrato de empréstimo de Renato Silva com o Vasco termina em 30 de junho. Juninho Pernambucano está ligado ao clube cruzmaltino até 4 de julho. Estes dois jogadores têm situação mais tranquila e uma definição favorável ao Gigante da Colina está próxima. Alvos de times da Europa, Dedé e Romulo estão protegidos por longos contratos e altas multas rescisórias.